A Pirâmide de Maslow
A Autoestima está dentro dos 17 pilares da Inteligência Emocional. Na pirâmide de Maslow, um psicólogo norte americano a autoestima está no penúltimo pilar. O que tudo isso tem a ver com sexualidade?
Para esclarecer, pessoas me procuram em consultório querendo melhorar a “performance” porque o marido quer acabar o casamento ou o homem buscando virar o “Don Juan”, ou seja a busca sempre pela a outra pessoa, nunca por si.
Amor Próprio
É necessário olhar para si! Como anda seu amor-próprio? Você faz tudo pelos outros e o que faz por si? Parece banal mas, a maior lição vem da aeromoça que manda colocar em nós mesmos a máscara de oxigênio para somente depois colocar no outro.
Pessoas com autoestima elevada são sexualmente bem resolvidas, conseguem externar para o parceiro (a) suas preferências, vontades, fetiches. Por exemplo, como diz a música dos Titãs: você tem sede de que? Você tem fome de que? Em conclusão, é suficiente um papai e mamãe todo domingo as 20h?
Portanto, olhar para si e fazer o verão interno brilhar no convés do nosso corpo é mais que uma urgência filosófica. Nos conhecendo, sendo nossa melhor versão conseguimos ser melhor a dois.
Nunca é sobre o pote de manteiga
Além disso, passamos a vida brigando porque o outro deixou o pote de manteiga destampada e na verdade o que grita é a falta de afeto, se sexualidade, de intimidade. E vamos nos calando, cumprindo o papel social, suprindo as carências.
Em outras palavras, o upgrade da sexualidade vem com uma alta autoestima. Acima de tudo, não precisa gritar, o grito vem quando os corações já não falam entre si! Só se permita brilhar! Todos nascemos para amar e sermos felizes!
Karen Rechmann
Consultora em Sexualidade
Face: https://www.facebook.com/karen.rechmann
Insta: https://www.instagram.com/karenrechmann/
Tel/zap: 61-98561.1810