A saúde das mãos é tão importante quanto a do rosto
As pessoas costumam falar que as mãos denunciam a idade de qualquer pessoa. De fato, como elas são a parte do nosso corpo que está constantemente exposta e em contato com o mundo que nos rodeia, o processo de envelhecimento das mãos corre desenfreado. Amenizar as marcas da nossa história impressa nas mãos é possível e fundamental para a nossa saúde.
O cuidado começa com higiene e proteção. Em época de pandemia ou não, lavar a mão garante a nossa segurança e dos que nos rodeiam. As mãos tocam as mais variadas superfícies e o problema não são apenas as sujeiras visíveis, mas o mundo invisível das bactérias e vírus que elas carregam. Água e sabão ou álcool ajudam a reduzir a população de germes que podem nos causar algum mal.
Após a lavagem, usar hidratantes que restauram a gordura natural da pele das mãos é fundamental. Mãos ressecadas deixam o toque com aspecto áspero e tem maior tendência à rachaduras, pelas quais podem entrar micro-organismos que causam infecções de pele graves. Além da hidratação, o uso do protetor solar é imperativo. O sol é o principal fator de risco para o surgimento de câncer de pele, e a mão, por estar constantemente exposta à luz, é local de alto risco para o aparecimento deste tipo de doença. Aplicar e reaplicar o protetor protege do câncer de pele e do aparecimento de manchas escuras que acentuam o aspecto envelhecido das mãos.
Além destes cuidados, a realização de procedimentos pelo dermatologista como laser para as manchas, preenchimento com ácido hialurônico e estímulo de colágeno para restaurar o volume das mãos são fundamentais no cuidado com esta parte tão importante do nosso corpo.
Cuidar-se por completo garante não só mãos compatíveis com a qualidade da sua pele do rosto, mas saúde de maneira integral.
Leia mais sobre os cuidados com a pele em:
http://localhost:8888/acm/colunistas/estetica/