in , ,

Flua com a respiração e o movimento

Conheça o yoga que promove a meditação em movimento

Foto: Fabio Cruz

O yoga tem diferentes tradições e nomes que podem deixar o praticante novato confuso. A base do yoga é o hatha yoga, que parte da experiência do corpo para atingir a transcendência. Com isso, várias linhagens surgem para mostrar um caminho além da natureza física. Esse processo inclui os movimentos numa sincronização com a respiração. Uma forma de conectar a nossa natureza com a consciência. Hoje vamos falar dos estilos que priorizam essa fluidez da respiração com os ásanas (posturas). Começamos com o Vinyasa Yoga, um dos mais populares, que aborda como uma postura deve ser feita passo-a-passo (kramas), e como deve ser construída uma prática de várias posturas fluídas. O foco é a sincronização entre movimento e respiração.

A origem do Vinyasa Yoga está nos ensinamentos de Krishnamacharya (1888-1989), mestre indiano do século 20 considerado o pai do yoga moderno. Foi a partir daí que tivemos o Ashtanga Vinyasa Yoga criado por Pattabhi Jois (1915-2009) que traz séries de sequencias fixas. Nas práticas de Vinyasa Yoga não há uma sequência fixa de posturas, pois elas podem ser criadas por cada professor. É comum encontrar a prática de Vinyasa com outros nomes como: Vinyasa Yoga, Hatha Vinyasa, Vinyasa Flow Yoga, Yoga Flow, por exemplo, mas todos atendem aos mesmos princípios: fluir.

A palavra flow é um termo em inglês que significa fluidez, referindo-se à fluidez de um ásana para outro. Essa fluidez devemos levar para a vida, para fluir com os ritmos dela, sem se apegar, num estado mental de conexão interna. Trata-se de uma yoga mais forte, que exige alta performance, mas ao fim, os benefícios são os mesmos: a “meditação em movimento”. E você? Já encontrou o seu meio de reconexão no yoga?

Siga-me nas redes sociais:
Instagram: www.instagram.com/alefiori.yoga
Youtube: www.youtube.com/c/satvikayoga
SoundClound: soundcloud.com/alefioriyoga
Site: www.satvikayoga.com

Ale Fiori

Escrito Por Ale Fiori

Tenha uma vida mais plena e equilibrada com as colunas da Jornalista e Instrutora de Ioga Alê Fiori.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Volta às aulas nas escolas públicas no DF mais uma vez foram adiadas

Volta às aulas nas escolas públicas no DF foram adiadas

Sem aulas no DF, sindicato estima escolas fechadas e demissões

Sem aulas no DF, sindicato estima escolas fechadas e demissões

Teste!