Nesta quinta-feira (30) pela manhã um helicóptero do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal caiu na região de Vicente Pires, bem próximo a EPTG.
O helicóptero que pertence ao Grupamento de Aviação Operacional, que é uma unidade especializada localizada no plano piloto a qual funciona juntamente ao quartel do comando geral, estava a caminho de uma ocorrência na Vicente Pires e prestaria apoio de transporte a uma vítima com parada cardiorrespiratória.
Conforme mostra um vídeo gravado por testemunhas, o helicóptero sobrevoa um prédio e começa perder altitude, surgindo uma nuvem de poeira e em seguida a colisão.
No momento da queda havia cinco tripulantes na aeronave. Todos foram atendidos no local e passam bem.
Houve vazamento de combustível e uma pequena área ficou interditada até que todas providencias fossem tomadas.
Investigação
De imediato foi acionado o 6° Serviço Regional de Investigação de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI) e o CENIPA para que realizassem a ação inicial da ocorrência. Nesta fase do processo as equipes fazem coletas de dados pertinentes ao acidente, como fotografias, retiradas de peças da aeronave e relatos de testemunhas.
Já a Anac afirmou que o helicóptero estava com manutenção e documentação em dia.
Em nota à impressa o CBMDF informou:
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal informa que a aeronave Resgate 02, matrícula PR-MJK, deslocou-se às 10h16min do dia 30/07/2020 para atendimento à vítima de Parada Cardiorrespiratória (PCR) em Vicente Pires, próxima a Faculdade Mauá, com apoio terrestre da viatura ASE155, de Águas Claras.
O acidente ocorreu por volta das 10h35min, quando a aeronave já estava em processo de pouso, próximo ao solo. Toda tripulação a bordo (dois Pilotos, Médico, Enfermeiro e Operador Aero tático) encontra-se fora de perigo. O enfermeiro e médico tiveram ferimentos leves e foram transportados respectivamente para o Hospital de Base e Hospital Home para realização de exames, os demais não necessitaram de atendimento médico.
O CBMDF mantém o local isolado e já fez o acionamento do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos para que possa ser realizada a perícia para identificação das possíveis causas do acidente.
Centro de Comunicação Social do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
Reproduzida na íntegra.