in ,

PMDF lança revista infantil para colorir voltada à prevenção e combate às drogas

A Polícia Militar lançou na sexta-feira (26), a 4ª edição da revista infantil em referência a Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, instituída pela Lei Nº 13.840 de 05 de junho de 2019. O dia 26 de junho é definido pela Assembleia Geral da ONU como o Dia Internacional contra uso, abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas. Essa data começou a ser comemorada em 1988, implementando recomendação da citada Conferência Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, realizada em 26 de Junho de 1987.

Segundo o capitão Araújo, coordenador do Programa Educacional de Resistência às Drogas – (Proerd), “Este ano as atividades para mobilizar e conscientizar a população sobre atitudes individuais e coletivas de prevenção ao uso, abuso e dependência de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas serão online, em respeito às determinações do isolamento social para o enfretamento à Covid-19,” ressaltou.

Arte: SD Daniella

A edição da Revista Infantil da PMDF alusiva à Semana Nacional de Política sobre Drogas traz vários desenhos para colorir referentes ao Proerd. O principal personagem é o Daren, mascote que sempre está presente descontraindo e alegrando os eventos do programa, além de sempre apresentar dicas para manter-se seguro e saudável.

O Proerd é a adaptação brasileira do programa norte-americano D.A.R.E. – Drug Abuse Resistance Education, surgido em 1983, desenvolvido e aplicado pelo Departamento de Polícia e o Distrito Escolar Unificado da cidade de Los Angeles/EUA.

No Brasil o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e hoje é adotado em todo o Brasil.

A Polícia Militar do Distrito Federal trabalha com o programa desde o ano de 1998 nas escolas da rede pública e particular do DF e adota 05 (cinco) currículos:

CurrículosAno/ PúblicoN° de lições
KIDS (Seção I)1º ano do Ensino Fundamental04
KIDS (Seção II)3º ano do Ensino Fundamental08
Proerd – Caindo na Real para o 5° ano5º ano do Ensino Fundamental10
Proerd – Caindo na Real para o 7º ano7º ano do Ensino Fundamental10
Proerd para pais e responsáveisComunidade05

O programa está pedagogicamente estruturado em lições e com uma linguagem acessível às faixas etárias a que se destina. Há uma variedade de atividades interativas que permitem o aprendizado cooperativo, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado, que além da presença em sala de aula, como educador social, tem ainda, a oportunidade de fortalecer o trinômio: polícia militar, escola e família promovendo a formação de uma rede protetiva a partir da comunidade escolar, com conteúdos voltados para o desenvolvimento de habilidades sociais, informações sobre drogas e valorização de referências positivas com foco na cultura de paz.

 O Proerd, ao longo dos seus 22 anos de atuação atendeu cerca 720.000 pessoas, sempre buscando o aprimoramento dos seus processos formativos e de implementação, consolidando sua responsabilidade como mais uma ação de prevenção primária de segurança pública e fonte de orientações e estratégias voltadas para criança, adolescentes e toda a comunidade escolar do Distrito Federal.

Para mais informações sobre o programa clique aqui

A revista pode ser baixada gratuitamente de forma ilimitada. É necessário usar impressora colorida.

Baixe agora e divirta-se!

Fonte: PMDF

Stéffany Santos

Escrito Por Stéffany Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Operação Magister, prende servidores suspeitos por fraude em concurso público

Operação Magister, prende servidores suspeitos por fraude em concurso público

Supermercado é cercado por polícia em Águas Claras

Supermercado é cercado por polícia em Águas Claras

Teste!