04/04/2019
O modelo biomédico oriental traz um conceito do corpo e da mente baseado na teoria dos cinco elementos: Éter, Ar, Fogo, Água e Terra. Na medicina milenar indiana, ayurveda, tudo no universo é formado a partir destes elementos. O homem é considerado o microcosmos da natureza, assim, os cinco elementos existem também dentro de cada indivíduo. A combinação das forças dos cinco elementos descreve os humores biológicos e suas características físicas e psicológicas. Essa teoria ajuda a perceber desequilíbrios físicos e emocionais. Esses humores são chamados doshas: Vata (ar + éter) descrevem pessoas longilíneas, de pouca musculatura e pele seca. São emocionalmente inspiradores, mas em desequilíbrio, são ansiosos e dispersos. Pitta (fogo + água) possuem musculatura definida, pele rosada, ganham e perdem peso com facilidade. São emocionalmente determinados e focados, mas em desequilíbrio, são agressivos e coléricos. Kapha (água + terra) são fisicamente robustos, pele oleosa, excesso de muco e dificuldade de perder peso. São emocionalmente estáveis e seguros, mas em desequilíbrio, são teimosos e apegados.
O ayurveda tem como objetivo equilibrar os humores para neutralizar o processo de formação das doenças por meio da harmonização dos doshas. O processo curativo envolve alimentação, fitoterapia (plantas medicinais), massagem, yoga e meditação. No caso do yoga, devemos lembrar que as posturas têm diferentes influencias em nosso corpo. Por exemplo, as posturas de abertura de peito e extensão das costas, trabalham o elemento ar, desenvolvendo a capacidade pulmonar e abrindo o coração. As aberturas pélvicas trabalham o elemento água e a liberação das nossas emoções. As posturas que exigem aterramento dos pés, como tadásana (postura da montanha), nos conectam com o elemento terra, desenvolvendo foco. Posturas que exigem o fortalecimento do core, o grupo muscular que estabiliza a coluna, trabalham o elemento fogo. As flexões para frente também estimulam o elemento fogo, com foco no processo digestivo. O éter é o elemento mais sutil e está ligado ao nosso chakra coronário, no topo da cabeça, favorecendo a meditação.
Ao contrário da medicina ocidental, baseada na doença e cura, ayurveda não foca apenas o vigor físico, mas a harmonia entre corpo, mente e alma por meio de uma reconexão com a natureza, ingerindo alimentos produzidos em sua região seguindo a estação do ano, usando ervas e raízes medicinais, massagens com técnicas específicas para a circulação dos fluidos vitais, além do yoga para desenvolver a meditação, respiração e posturas. Não é necessário abrir mão do seu tratamento tradicional, mas inclua um pouco da natureza nos seus hábitos. Às vezes a cura pode ser simples, na percepção de que o nosso bem-estar depende de nossa reconexão com o ambiente.
Clique aqui para uma meditação guiada sobre os cinco elementos.
Siga-me nas redes sociais:
Instagram: www.instagram.com/alefiori.yoga
Youtube: www.youtube.com/YogacomAleFiori
SoundCloud: soundcloud.com/alefioriyoga
Site: www.satvikayoga.com