A abertura oficial do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, no Distrito Federal, será neste sábado (15), às 10h30, no Felicittá Shopping, em Águas Claras. Esta primeira etapa da Campanha teve início na segunda-feira (10), se estende até o dia 13 de março e é destinada a crianças e jovens entre 5 e 19 anos de idade. Os locais de vacinação podem ser conferidos aqui
Com o conceito “Mais proteção para a sua família”, a campanha visa sensibilizar pais e responsáveis sobre os riscos de não vacinar seus filhos, reforçando que o sarampo é uma doença grave e que pode matar. A Secretaria de Saúde do DF recebeu 168 mil doses da tríplice viral.
Outras duas etapas de mobilização nacional contra o sarampo devem acontecer para alcançar outros públicos. Segundo o Ministério da Saúde, uma prevista para começar em junho, para reforço do público de 20 a 29 anos, e outra para agosto, abrangendo a população de 30 a 59 anos de idade.
Ressaltamos a importância da vacinação para a saúde das crianças e, também de adultos.
A primeira morte de 2020 causada por sarampo foi confirmada na manhã desta sexta-feira (14). Um bebê de 8 meses veio a óbito, em decorrência da doença, na noite de quinta-feira (13), na cidade do Rio de Janeiro.
No ano passado, o país registrou 18,2 mil casos da doença, em 526 municípios. Houve 14 óbitos no estado de São Paulo e um em Pernambuco.
Serviço
Abertura oficial da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo
Local: Shopping Felicittá – Águas Claras
Horário: 10h30
A doença
Causado por um vírus, o sarampo é uma doença infecciosa grave, que pode levar à morte. A transmissão ocorre por via aérea, ou seja, quando a pessoa infectada tosse, fala ou respira próximo de outras pessoas.
Mesmo quando o paciente não morre, há possibilidade de a infecção ocasionar sequelas irreversíveis. Quando a doença ocorre na infância, o doente pode desenvolver pneumonia, encefalite aguda e otite média aguda, que pode gerar perda auditiva permanente.
Os sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, coriza (nariz escorrendo ou entupido) e mal-estar intenso. Quando o quadro completa de três a cinco dias, podem aparecer manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas.
*Com informações das Agência Brasília e Agência Brasil