Relatos de casos de consultório
Ao longo dos quatro anos que já trabalho com Sexualidade ouvi inúmeros relatos especialmente fortes. Cito um homem que me disse que tinha sido fui abusado mas dizia que estava tudo bem! Teve uma mulher que jamais tinha tido nenhuma sensação na sua genitália, fosse sozinha ou acompanhada!
Certamente os tabus existentes sobre Sexualidade nos levam a nos esconder sobre “aspas”. Em um trabalho científico o uso das aspas é necessário para referenciar a autoria de outra pessoa mas, na vida real é uma couraça que criamos para mascarar problemas, esconder dores e acabamos virando arquétipos de nós mesmos.
Mudança através da busca do conhecimento
Vale ressaltar que o homem acima continuou não fazendo nada e com isso tem muitos reflexos negativos até hoje. A mulher fez uma aula de pompoarismo e passou a ter sensibilidade. Nesse sentido: “Freud ofereceu uma forma de sondar a escuridão com a luz da razão e dois princípios de vida: trabalho e amor. Insistia na cura pela verdade. Num mundo de soluções rápidas, drogas e neurociência ele nos mostrou o papel do sentido, do conflito, do desejo e da vontade nas nossas vidas, na felicidade e no sofrimento. “Conhece-te a ti mesmo” não é só mais uma afirmação socrática, é uma necessidade. A verdade o libertará.” https://www.youtube.com/watch?v=GYJstSaajrI
Dessa forma, segundo a OMS: “A sexualidade humana é energia que motiva encontrar o amor, contato e intimidade e se expressa na forma de sentir, nos movimentos das pessoas e como estas tocam e são tocadas. A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, ações e integrações e, portanto, a saúde física e mental”. Não se escondam atrás de aspas porque com conhecimento podemos aprender a identificar problemas, encontrar soluções e a ressignificar!
Qual a importância que você tem dado à sua sexualidade? Quais seus medos, traumas, dores, fantasias? Converse consigo, seu travesseiro, exponha para si tudo o que sente de positivo e negativo. Depois converse com a pessoa com quem você se relaciona e, caso entenda necessário procure um especialista. A sua sexualidade é só sua! Portanto, quanto mais você souber de si maior e efetiva será sua resposta sexual! Toda solução parte da dúvida, do questionamento, então não se esconda atrás de aspas!
Karen Rechmann
Consultora em Sexualidade
Face: https://www.facebook.com/karen.rechmann
Insta: https://www.instagram.com/karenrechmann/
Tel/zap: 61-98561.1810