Estamos no Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, e me perguntam sobre os benefícios do yoga para as mulheres que estão com diagnóstico positivo para essa enfermidade que, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), deve atingir pelo menos 60 mil mulheres este ano no Brasil. Pois a prática do yoga é uma grande aliada nesse momento que altera emoções, rotina e a forma de encarar a vida. São sentimentos de estresse, ansiedade, cansaço e dor que podem ser acolhidos com a prática de respiração consciente, meditação, relaxamento e as posturas para nossa fluidez de energia e nutrientes do corpo sutil para o físico.
É importante consultar o médico para saber os cuidados e os limites ao praticar alguma atividade física nessa condição. Essa orientação vai variar para cada situação do paciente. O tipo de yoga pode ser o Hatha Yoga, que é a base do todos as linhagens de yoga, com posturas que levam mais tempo de respiração e execução. Nos casos em que a paciente de evitar muitos movimentos, o Yoga Restaurativo (que usa apenas posturas de relaxamento com auxílio de acessórios como almofadas) e o Layla Yoga, (focado no relaxamento profundo) são também indicados.
Uma pesquisa realizada pelo MD Anderson Cancer Center, com portadoras de câncer de mama, mostrou que a prática do yoga, além de reduzir os níveis de cortisol (hormônio do estresse), promoveu a melhora no funcionamento do organismo das mulheres como um todo. Além disso, aumentou a capacidade de executar as tarefas do dia a dia, reduziu o cansaço e fez com que elas enfrentassem a doença com menos sofrimento.
A função ativa durante a prática gera vontade de se cuidar mais, de sentir que tem poder sobre o processo de cura e, consequentemente, aumenta os pensamentos positivos, a capacidade de discernimento e clareza, podendo lidar com a situação de uma maneira mais consciente. É uma forma de estimular a busca pelo bem-estar físico, emocional e espiritual, fluindo a energia para o processo de cura. Quer experimentar relaxamento guiado? Clique aqui e relaxe observando seus centros energéticos do corpo.
Siga-me nas redes sociais:
Instagram: www.instagram.com/alefiori.yoga
Youtube: www.youtube.com/YogacomAleFiori
SoundCloud: soundcloud.com/alefioriyoga
Site: www.satvikayoga.comm