in ,

Yoga Verde: sua transformação interior pode salvar o meio ambiente

16/05/2019

Um número estimado de 100 milhões de ocidentais praticam yoga na atualidade. A maioria busca benefícios físicos cientificamente comprovados como medida terapêutica complementar e preventiva. O que poucos lembram é que os ensinamentos morais e espirituais dessa antiga tradição oriental também são significativos para a autotransformação e a transformação do nosso ambiente. As metas espirituais para alcançar estados mais elevados de consciência infelizmente têm desenvolvido um papel secundário. Estamos falando de uma forma de purificação, não só do corpo, mas dos pensamentos e das emoções negativas. Em tempos de radicalismo, onde as pessoas reagem com agressão a quem não concorda com seu ponto de vista, porque não cultivarmos a felicidade mais ampla, reavaliando valores, mudando atitudes e comportamentos?

Nossa mente atual está suscetível a impurezas que surgem da ignorância e do egoísmo. Uma mente impura gera ações negativas que prejudicam a todos. A saída é cultivar a plena consciência para os relacionamentos e para o meio ambiente. A Natureza, nossa biosfera, é um reflexo da noosfera (estado mental coletivo ou psicológico da humanidade). Afinal, como dizia o líder espiritual indiano Swami Sivananda “O mundo é um mero reflexo da mente”. Por isso, a autopurificação também é afetada pela impureza e insegurança da nossa biosfera. O escritor alemão especialista na filosofia yogui, Georg Feuerstein, questiona em seu livro “Yoga Verde”: O quanto é realista esperar alcançar a serenidade pessoal em um ambiente sociocultural turbulento?

Quando você vai além de reciclar o lixo ou reduzir o tempo no chuveiro, vai pensar duas vezes antes de consumir algo novo, vai querer saber para onde é descartado o seu lixo eletrônico, vai estudar por conta própria o ritmo e o reflexo do desmatamento, vai procurar conhecer quem são os cientistas que afirmam que há um efeito estufa e que ele é causado pela falta de fiscalização da produção não sustentável. Ao invés de acreditar em políticos de um ou outro lado, busque a verdade por si mesmo, purifique sua mente para que todos sejam beneficiados com uma noosfera limpa. Será graças a nossa autotransformação que vamos ajudar a preservar o meio ambiente e um estado mental coletivo livre de poluição.

Sugira temas para a coluna: alefiori@gmail.com

Siga-me nas redes sociais
Instagram: www.instagram.com/alefiori.satvikayoga
Youtube: www.youtube.com/c/satvikayoga
SoundClound: soundcloud.com/alefioriyoga
Site: www.satvikayoga.com

Ale Fiori

Escrito Por Ale Fiori

Tenha uma vida mais plena e equilibrada com as colunas da Jornalista e Instrutora de Ioga Alê Fiori.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidade Gastronômica Águas Claras, Pizzaria Delivery Tem Mais de 70 Sabores no Cardápio

Pela primeira vez, G7 Apresenta O Melhor do Brasil é o Brasileiro em Águas Claras

Teste!