Nesta quarta-feira (19) em coletiva no palácio do Buriti, foi divulgado o adiamento do retorno às aulas presenciais da rede pública de ensino.
O secretário de Educação. Eduardo Cruz, após a última reunião virtual com gestores de 686 colégios, decidiram em comum acordo após vários debates a inviabilidade da retomada presencial.
A data estipulada era apenas de referência e houve evolução da curva da pandemia. Conforme disse o secretário às aulas deverão voltar de forma segura tanto para os alunos quanto a toda população, desta forma somente haverá retorno quando as condições forem realmente seguras para isso.
Adequação à retomada
Nesta semana 92% da meta de desinfecção das escolas do GDF já foi cumprida. Do total das 686 escolas, 626 já receberam as equipes de higienização e desinfecção. Esta operação teve início em 27 de julho e deve se perpetuar até o final desta pandemia.
A testagem da equipe educacional será feita e monitorada pela Secretaria de Saúde.
Já às escolas estão adequando seus funcionários para o recebimento dos alunos, que deverão ter suas temperaturas aferidas diariamente. Controle do uso de máscaras e álcool gel e contarão também com tapetes de desinfecção na entrada de todas as salas de aula.
Ensino remoto
O programa Escola em Casa DF com quase 500 mil alunos cadastrado em conjunto com 70 mil profissionais da educação envolvidos será mantido.
Dentre os planos da Secretaria de Educação está a retomada das Teleaulas. Existe a contratação de canais para que a medida seja posta em vigor. Todos os preparativos para o processo estão sendo trabalhados, auxiliando desta forma as camadas menos privilegiadas.
Auxílios Alimentação e Creche
A Bolsa Alimentação e Bolsa Creche, que foram criadas de forma a auxiliar emergencial, serão mantidas e pagas mensalmente enquanto às aulas estiverem suspensas.
Melhorias das instalações
De forma a aproveitar o período de afastamento nas escolas, foram investidos cerca de 88 milhões de reais em benfeitorias, reformas e manutenções de mais de 200 escolas no Distrito Federal.
Rede Privada de Ensino
As escolas particulares de todo DF estão com as aulas suspensas e continuarão por medida judicial, sem interferências do GDF.