A meditação é uma prática no qual o indivíduo foca sua atenção em apenas um objetivo, como a respiração, uma imagem, um áudio ou um mantra, por exemplo. Tudo para alcançar um estado de clareza mental e emocional relaxado. Já são comprovados os inúmeros benefícios dessa prática milenar, como a redução de estresse e ansiedade, melhora da imunidade e até nos níveis de pressão arterial. Benefícios que podem ser estendidos para o coletivo e vem sendo mais comum no ambiente corporativo.

Neste ano, marcado pela pandemia, a concessão de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez devido a transtornos mentais e comportamentais bateu recorde, foram 576,6 mil afastamentos em 2020, segundo dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, órgão ligado ao Ministério da Economia. Uma alta de 26% em relação aos afastamentos registrados em 2019. Um estado de clareza mental e emocional poderia evitar muitos transtornos. Para se ter uma ideia, a meditação trabalha áreas do cérebro responsáveis pela atenção do indivíduo nas tarefas. Isso leva a redução da quantidade de erros, aumentando a produtividade, ou seja, o trabalhador produz melhor e em menos tempo.

Algumas empresas promovem sessões de meditação antes das reuniões, ou tiram alguns minutos para meditar em grupo, sejam 5 ou 10 minutos. O ambiente corporativo que adota essa prática tem experimentado uma reunião mais assertiva e produtiva. Desenvolvendo a inteligência emocional coletiva, se tem um relacionamento melhor dentro da equipe, com mais união e empatia entre os colegas. Em tempos difíceis, ter um clima de trabalho bom, é essencial para a saúde mental.

Para acessar meditações e relaxamentos guiados, visite https://soundcloud.com/alefioriyoga

Siga-me nas redes sociais:
Instagram: www.instagram.com/alefiori.yoga
Youtube: www.youtube.com/YogacomAleFiori
Site: www.satvikayoga.com

Share This
Participar