Espírito jovem, disposição, vida saudável…será que envelhecemos mesmo? Sim, o corpo naturalmente enfrenta alguns processos mais lentos e exige que seja exercitado com mais cuidado. Envelhecer faz parte de um ciclo natural da vida. No entanto, é possível passar por essa fase de maneira tranquila e saudável. Primeiro, lembre-se que quanto menos praticamos atividade física, mais doem as articulações do corpo, porque precisamos lubrificá-las com alongamentos, por exemplo. A respiração consciente durante o exercício vai ajudar a respirar melhor, acalmar e desenvolver foco. Bom, é aí que entra o yoga. Mas atenção, muitos médicos recomendam yoga para pacientes idosos ou com problemas de locomoção, achando que é só relaxamento. Informe-se bem sobre o tipo de yoga ideal para você, antes de começar a praticar.
Uma das doenças mais comuns que surgem na terceira idade é a osteoporose, a degeneração da densidade óssea que aumenta o risco de fraturas. No yoga é possível fortalecer os músculos por meio de um exercício isométrico e de menos impacto. Além disso, como os casos de quedas passam a ser mais frequentes na terceira idade, o yoga ajuda a exercitar os dedos e os arcos dos pés. Flexibilizar a coluna vertebral está presente em várias posturas do yoga trazendo, também, mais conforto e equilíbrio.
Para encerrar, um dos grandes benefícios que o yoga oferece é o relaxamento por meio da meditação e da respiração consciente, promovendo concentração e memória. Uma prática que reduz estresse e ansiedade, além de diminuir a pressão arterial. Todas as posturas do yoga podem ser adaptadas conforme a limitação de cada um, informe-se antes com seu médico e com o instrutor de yoga para escolher a melhor prática.
Siga-me nas redes sociais:
Instagram: www.instagram.com/alefiori.yoga
Youtube: www.youtube.com/YogacomAleFiori
SoundCloud: soundcloud.com/alefioriyoga
Site: www.satvikayoga.com