06/06/2019
Já ficou de cabeça pra baixo em alguma atividade física ou mesmo em alguma brincadeira com crianças? Pois saiba que as posturas invertidas não invertem apenas o nosso corpo, mas também nossos padrões de comportamento e percepção. Muitas pessoas têm medo de ver o mundo de outro ângulo e, para esses casos, as posturas invertidas são desafiadoras, mesmo a mais simples. A ideia é despertar a confiança e a coragem, afastando a ansiedade e depressão e reduzindo as mudanças de humor.
Além dos aspectos emocionais e psíquicos, há um grande benefício para a saúde de nosso corpo, pois ao usar a gravidade para o retorno sanguíneo, o cérebro é irrigado com mais sangue oxigenado favorecendo o funcionamento das capacidades cognitivas como concentração e memória. A região da cabeça também é beneficiada com esse fluxo, incluindo a pele do rosto, devido a um melhor aporte de nutrientes para as células que formam os tecidos. Por isso, dizem que os yoguis não aparentam a idade que de fato possuem.
Com o fluxo do sistema linfático, as posturas invertidas também fortalecem o sistema imunológico e equilibram o sistema nervoso, daí o combate ao estresse e à insônia. As invertidas também atenuam problemas de varizes e inchaço nas pernas, além de reforçar os músculos das costas, pernas, nuca e abdômen. Há ainda outra função não menos importante nessas posturas: o equilíbrio de todas as glândulas do corpo, principalmente tireoide, pineal e pituitária. Mas antes de você sair se pendurando por aí, saiba que pessoas com hipertensão, glaucoma e problemas na cervical devem ter cuidado. Procure sempre um instrutor antes de começar a praticar.
Siga-me nas redes sociais:
Instagram: www.instagram.com/alefiori.yoga
Youtube: www.youtube.com/YogacomAleFiori
SoundCloud: soundcloud.com/alefioriyoga
Site: www.satvikayoga.com