Brasília é uma das capitais do Brasil mais valorizadas na questão do mercado imobiliário e atrai muitos investidores
A capital do país, Brasília, é um dos locais mais visitados do território nacional. Apesar de ser jovem, o município conta com uma excelente infraestrutura e tem atraído cada vez mais novos moradores a cidade em busca de uma melhor qualidade de vida.
Uma das consequências destes novos moradores é o aumento na procura por aluguel de apartamento em Brasília ou até mais dos novos habitantes arrojados que tentam adquirir suas residências na capital federal.
Por falar na questão de aluguel, Brasília é um dos mais caros do Brasil. Para entendermos o cenário, o preço médio da cidade está em R$2.575, o que deixa alguns moradores em potencial um pouco mais assustados em relação a isso.
Quais motivos que deixam a cidade mais cara?
De acordo com o Sindimóveis-DF, um dos fatores que refletem é o alto poder aquisitivo da população. Com isso, os preços sobem de forma natural e ajudam a ficar com os imóveis mais valorizados. Ou seja, ter mais dinheiro, significa que pode gastar mais e a roda da economia é girada de forma natural.
Outro ponto que chama muito a atenção em Brasília é que, no momento, existe mais demanda do que oferta. Portanto, quando um apartamento fica disponível para receber novos inquilinos, quem tem mais dinheiro consegue abrir leilão e, com isso, valorizar o preço final do acordo.
Governo local presente
Um outro ponto que prejudica a expansão de novas construções é a presença do governo pela região. Em Brasília, muitos terrenos pertencem a órgãos públicos. Sendo assim, a questão burocrática para a liberação do espaço incomoda quem pretende construir e o avanço dos empreendimentos não é tão simples como em outras capitais do país. Pior para os moradores, que ficam sem muitas opções de novas residências.
Valorização
O motivo final que faz o preço inflacionar também se diz muito por conta da valorização que Brasília atravessa. Antes criticada, atualmente, a infraestrutura da cidade tem avançado de forma importante e isso reflete no valor do metro quadrado.
Segundo as informações do Índice FipeZap, o valor do metro quadrado em Brasília está na casa dos R$9.246. Com isso, todos os setores conseguem sair em alta. Inclusive, quem já possui o seu imóvel, sabe que tem em mãos uma ótima fonte de renda e pode explorar da melhor forma na hora de aumentar o faturamento.
O que fazer em Brasília?
Agora que você entendeu um pouco mais sobre como funciona o mercado imobiliário da cidade, confira onde Brasília pode entregar entretenimento:
Lago Paranoá
O ponto já foi até mesmo tema de música nos anos 90 e, atualmente, permanece como uma das referências da cidade. Os visitantes podem aproveitar o espaço para realizar até mesmo passeios com os catamarãs que exploram um pouco mais da região. Os passeios vespertinos são simplesmente encantadores.
Feira de Artesanato
O visitante que deseja conhecer um pouco mais sobre Brasília, precisa conhecer a ‘Feirinha’. O local conta com vários botequins e artesãos que se misturam e entregam puro entretenimento.
Estádio Mané Garrincha
O estádio é muito visitado pelos amantes do futebol. Inclusive, ele foi palco de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2014.
Passeio pelo Congresso e Planalto Central
Se você gosta ou não de política, os dois locais são pontos obrigatórios de visitação. É ali que os poderosos do solo brasileiro decidem o futuro da nação e contam com construções imponentes e belas, todas arquitetadas por Oscar Niemeyer.