Conhecida pela extrema riqueza nutricional, a ora-pro-nóbis, planta chamada cientificamente de Pereskia aculeata Miller ou Pereskia grandifolia Haword, era presença garantida nas mesas brasileiras ainda na época da colônia. Atualmente, com forte presença de Norte a Sul do País, é requisitada por conta dos inúmeros benefícios ao organismo. 

Determinada como Planta Alimentícia Não Convencional (Panc), justamente por ter folhas, flores e frutos comestíveis, ela é originária da América Tropical. Além disso, é conhecida pela floração exuberante e também por ser um cacto com folhas

Foto by https://www.fcm.unicamp.br/

Já falamos sobre as PANCs no post anterior, e agora, irei detalhar mais para voces sobre as espécies mais comuns e de fácil acesso no mercado. Aquelas que são altamente ricas em vitaminas e que são aceitáveis aos paladares mais exigentes.

Começando pelo ora-pro-nobis, planta de nome científico Pereskia aculeata que frequentava as mesas mineiras de grande louvor, especialmente nas cidades históricas do estado.

Infelizmente, ele não está inserido nas cadeias produtivas, sendo raro encontrá-lo em feiras e supermercados. Embora haja um movimento pela sua valorização na gastronomia, ele segue sendo bastante utilizado exclusivamente como cerca viva nos quintais Brasil afora por ser uma trepadeira que contém espinhos longos, além de produzir flores lindas. Inclusive, antigamente, as igrejas mineiras contavam com essa proteção natural. Graças à altura de seus arbustos — que alcançam até 10 metros de altura.

Nos últimos anos, sua fama tem se espalhado e ganhado fama entre os restaurantes de alta gastronomia de todo Pais, chefes renomados passaram a divulgar a planta de forma surpreendente, inclusive destacando seus benefícios para a saúde.

Segundo estudos seu teor proteico, pode concentrar até 32% de proteína em matéria seca. Apelidada de carne de pobre, ora-pro-nobis ajuda a evitar o envelhecimento precoce da pele e das células, é aliada do bom funcionamento do intestino e ajuda a manter e a ganhar massa magra. E o melhor: é de fácil cultivo, propagação e resistente a mudanças climáticas. Para cultivar em casa, é necessário um espaço que bata luz solar. Pode ser consumida in natura ou como matéria-prima para a elaboração de diversas preparações.

Das Flores ao Broto, para que serve a planta?

Fruta: a coloração alaranjada denuncia a presença de betacaroteno, substância aclamada pela ação antioxidante. É matéria-prima de geleias, sucos, licores, compots.

Broto: cheio de fibras, o talinho, que muitos chamam de ponteira, é a parte jovem do ora-pro-nóbis e lembra o aspargo. Crocante, costuma ser degustado cru.

Flores: elas também são comestíveis e colaboram na finalização de pratos. Além disso, atraem abelhas e se fazem essenciais para a produção de mel.

Imagem by Shutterstock

Alguns Benefícios

1. Ajuda na saúde intestinal: O consumo de ora-pro-nobis ajuda no bom funcionamento do processo digestivo. Isso acontece devido às fibras, cada 100 gramas da folha in natura contêm 4,88 g de fibra —já a versão em farinha chega a ter 39 g de fibra em uma porção de 100 g. A ingestão de fibras, atrelada a da água ao longo do dia, regulariza o organismo para idas regulares ao banheiro, o que logo, minimiza-se o risco de constipação, formação de pólipos, hemorróidas e até tumores. As fibras também promovem saciedade, o que é importante para evitar a ingestão exagerada de comida.

2. Potencial anti-inflamatório e antioxidante: Essa Panc conta com compostos bioativos e compostos fenólicos. Essas substâncias estão presentes em alimentos de origem vegetal e, dentro no nosso organismo, tem ação antioxidante e anti-inflamatória —contribuindo para a regeneração do DNA e na prevenção de cânceres. Além disso, ajudam a manter a saúde intestinal e cerebral. Para se ter ideia, a quantidade de compostos fenólicos na ora-pro-nóbis é aproximadamente 4,5 vezes maior do que no almeirão. O chá, feito a partir das folhas de ora-pro-nobis, tem função depurativa, sendo indicado para auxiliar em problemas inflamatórios, como cistite e úlceras. Também é útil para o tratamento e prevenção de varizes.

3. É aliada da saúde do bebê Imagem: Folhas verdes escuras costumam ter alto teor de vitamina B9 (ácido fólico). O ácido fólico é necessário para gestantes, pois ajuda a evitar problemas de má-formação com o bebê. A ora-pro-nóbis contam com alta concentração dessa vitamina (para cada 100 gramas, há 19,3 mg de ácido fólico). Mas lembre-se: a quantidade de vitamina que é essencial para cada gestante e como ministrá-la na rotina deve ser conversada diretamente com o médico de confiança.

4. Fortalece o sistema imunológico A ora-pro-nobis conta com vitamina C em sua composição – necessária para manter o sistema imunológico fortalecido, evitando a presença de doenças oportunistas. Também é aliada dos cuidados estéticos da pele, evitando o envelhecimento precoce. Essa função é turminada com a presença da vitamina A, presente na planta. A vitamina A auxilia também na proteção da saúde dos olhos.

5. Alternativa para os vegetarianos As proteínas são fundamentais para o funcionamento do nosso sistema imunológico, cerebral, ósseo e hepático, além de comporem a estrutura de nossos músculo, cabelos e unhas e pele. O apelido carne de pobre dada a ora-pro-nóbis se deve a quantidade de proteína que contém em suas folhas. A cada 100 g tem mais ou menos 20 g de proteína —esse valor é correspondente, por exemplo, a uma dose de whey protein ou a três ovos. Tem também o dobro do que apresenta a quinoa, que é celebrada como um superalimento.

6. É reforço para saúde do coração A ora-pro-nóbis também dá show em cálcio e magnésio, minerais essenciais para a saúde cardiovascular, dos ossos e articulações, do intestino e do cérebro. Quando comparamos as quantidades com alguns vegetais convencionais, como o espinafre, a PANC pode apresentar até 34 vezes mais cálcio e 29 vezes mais magnésio, por exemplo.

Como Consumir:

Pois é, trata-se de uma PANC versátil que pode ser consumida de diversas maneiras, crua ou cozida e na composição de variadas preparações como saladas, carnes, frangos, sopas, tortas, cremes, etc.

Então vamos a uma tradicional e deliciosa receita com essa PANC que merece destaque! Frango com ora-pro-nobis

Ingredientes

40 folhas de ora-pro-nobis devidamente higienizadas
1kg de frango preferencialmente caipira, limpo e cortado nas juntas
200gr cebola cortada em brunoise
6 dentes de alho triturados, 1 colher de chá de açafrão da terra ou curcuma
Suco de 2 limões ,4 colheres (sopa) de banha ou azeite
Sal rosa ou marinho e Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Tempere o frango com o suco de limão, sal e pimenta do reino. Aqueça a banha ou azeite numa panela e doure o açafrão da terra, o alho e a cebola. Junte o frango e deixe dourar bem, por cerca de meia hora. Vá pingando água no frango e deixe cozinhar com a panela tampada até ficar macio. Junte as folhas de ora-pro-nóbis e deixe cozinhar somente até as folhas amolecerem. Ajuste temperos. Salpique por cima raminhos de tomilho e sirva com angu.

Se você ainda não esta me seguindo nas redes sociais, não sabe o que está perdendo, da uma olhadinha.

Share This
Participar