in

O poder do Presente

26/03/2019

| por:Natália Ribeiro

Você, alguma vez, ao ler um livro, precisou voltar e reler a página, pois não se lembrava do que leu? Ou em uma reunião de trabalho, você também se distraiu e não se recordou de algo que seu chefe ou parceiro de equipe falou?  Ou em um convívio familiar ou com os amigos,  ao lhe fazerem uma pergunta, você não soube nem o que te perguntaram? Ou já agiu de forma ríspida ao responder alguém e depois se arrependeu? Se você já passou por isso ou passa frequentemente, você não está, de fato, presente em suas ações do dia a dia. Isso costuma acontecer com quem passa muito tempo no celular ou com quem não está satisfeito com o presente, e busca sempre algo no futuro para tentar sair do sofrimento.

É por isso que existe o Mindfulness, um estado de atenção plena ao presente. Já existente na comunidade científica médica e psicológica internacional há 30 anos e no budismo há 2500 anos, essa prática está em voga agora – que sorte a nossa! Tudo começou quando Kabat-Zinn, cientista biomédico ainda doutorando em biologia molecular, teve seu primeiro contato com mindfulness em uma palestra proferida no MIT (Massachusetts Institute of Technology) por Philip Kapleau, um missionário Zen Budista. Com o interesse despertado pelo tema, Kabat-Zinn se tornou estudioso acadêmico sobre o tema. Fundou a Clínica de Redução de Estresse na Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts, onde ele adaptou os ensinamentos budistas sobre mindfulness e desenvolveu sua metodologia de intervenção terapêutica: o Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR).

Mindfulness é a habilidade que todos nós temos estarmos conscientes e abertos à experiência presente, sem julgamentos. Essa habilidade pode ser desenvolvida por meio de práticas de meditação específicas – chamadas de meditações mindfulness – que possuem resultados científicos comprovados. Mas não é preciso entrar em uma aula ou algo do gênero para conseguir praticar o Mindfulness. Basta fazer tudo do seu dia a dia com consciência e plena atenção. Tente sempre se manter atento em conversas, por mais tolas que sejam, mergulhe fundo no seu trabalho e desligue-se dele quando sair, preste atenção no filme ou no livro que estiver lendo, curta suas refeições sem distrair-se, seu banho, sua espreguiçada matinal… enfim, curta tudo no presente.

Águas Claras Mídia – Sua informação em Multiplataforma

Já segue nosso Instagram? Segue lá e participe dos nossos sorteios e saiba tudo que acontece em Águas Claras. @aguasclarasmidia

Contribua para a melhoria e desenvolvimento de nossa cidade! Participe do Grupo de Águas Claras Mídia de Moradores no WhatsApp – Envie nome, endereço e telefone para: contato@aguasclarasmidia.com.br

#AguasClarasMidia #AguasClaras #AguasClarasDF

O que achou dessa notícia?

0 points
Upvote Downvote
Avatar

Escrito Por Redacao

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Cidadão Poderá Apresentar CPF como Documento de Identificação

Operação SOS DF Entrou em Sua Segunda Fase Abrangendo Areal, Arniqueira e ADE