Uma nova onda de calor está impactando o Distrito Federal e de acordo com previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) as temperaturas vão bater recordes nos próximos dias. A expectativa é de que os termômetros atinjam até 3°C acima da média para este período.
Segundo a meteorologista Dayse Moraes, “os termômetros podem chegar a marcar mais de 36°C. Estamos observando as máximas de perto. Prevê-se que as temperaturas fiquem de 3°C a 5°C acima da média histórica nos próximos dias em grande parte do país. Se isso se mantiver por três dias consecutivos, estabeleceremos um aviso amarelo de onda de calor no Distrito Federal. Até o momento, isso ainda não ocorreu.”
Até o momento, o recorde de novembro de 2023 foi registrado na quarta-feira (8/11), quando a Estação Meteorológica de Águas Emendadas registrou uma temperatura de 34,2°C.
O dia mais quente do ano foi registrado em 24 de setembro, quando os termômetros atingiram a marca de 36,7°C. A temperatura máxima histórica no Distrito Federal foi registrada em outubro de 2020, atingindo 37,8°C. Naquela época, o Brasil estava em alerta vermelho devido ao calor intenso e à baixa umidade.
A previsão para esta quinta-feira (9/11) é de que a temperatura máxima chegue a 34°C, com a umidade podendo cair para 15%. O Inmet prevê que o calor intenso e a baixa umidade devem persistir pelo menos até a próxima quarta-feira (15/11), com céu claro e sem previsão de chuva.