05/03/2019
| por:Natália Ribeiro
Internet: vilã ou mocinha? Como usá-la a nosso favor? Vivemos imersos no mundo digital. Usamos a internet para tudo: fotos, redes sociais, pesquisas no google… Isso é bom ou ruim? Umberto Eco diz que a internet deu voz aos idiotas. Seria isso elitismo? Será que realmente há a necessidade de reservar somente aos intelectuais o direito de falar? A internet quebrou monopólios. Existe uma infinidade de possibilidades. Todos têm voz nela. E todos podem interagir com suas ideias. O cientista e o literato também possuem seus espaços na internet, mas não são mais únicos. Os debates da internet têm qualidade? Ou são só pessoas dando suas opiniões? Tem de tudo. A internet trouxe coisas boas e ruins.
A vida digital existe em todos os lugares. É do celular que sai a principal fonte para acesso da internet. A geração mais velha usa menos, segundo dados do IBGE. Mas os jovens usam mais, e a perspectiva de uso da internet é ainda maior no futuro, já que os mais velhos vão morrer e os jovens vão continuar usando. Não é moda, não é momento ou algo passageiro. Isso é universal. O mundo será determinado pelo uso da internet, em especial do celular. A moda nas redes sociais muda, no entanto.
Modas sempre vêm e vão. O que vai mudar em nossas vidas, portanto, se tivermos 10, 100 ou 1000 likes? Queremos ser reconhecidos. Os mais jovens acham isso natural, já os mais velhos acham bobagem. Antigamente, antes da internet, já existiam modas. Havia o senso de imitação. O que mudou, portanto, não foi o senso de imitação. O que mudou foi o alcance da tendência. A internet transformou o alcance em algo mundial. O espaço é mundial. A interação também.
Mas, aos que dizem que os jovens de hoje em dia não sabem mais de nada e só querem saber e internet, uma má notícia: a inteligência hoje mudou, mas não diminuiu. Antigamente, as pessoas eram mais focais e textuais. Hoje, a inteligência tem mais a ver com multiplicidade de informações e imagens. E, venhamos e convenhamos: desde que o mundo é mundo, as gerações antigas sempre criticam as gerações futuras. Portanto, não se trata de condenar as novas tecnologias, mas sim, os excessos.
Já segue nosso Instagram? Segue lá e participe dos nossos sorteios e saiba tudo que acontece em Águas Claras. @aguasclarasmidia
Contribua para a melhoria e desenvolvimento de nossa cidade! Participe do Grupo de Águas Claras Mídia de Moradores no WhatsApp – Envie nome, endereço e telefone para: contato@aguasclarasmidia.com.br
Site: www.aguasclarasmidia.com.br
Facebook: www.facebook.com/aguasclarasmidia
Instagram: www.instagram.com/aguasclarasmidia
Twitter: www.twitter.com/aguasclaramidia
Youtube: www.youtube.com/aguasclarasmidia
Águas Claras Mídia – Sua Cidade em um Click