25/06/2019
| por:Neuza Leal
A portaria nº 604 que libera o trabalho aos domingos e feriados, foi alterada dia 18/06 e assinada pelo secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho. Nessa alteração, foram incluídos mais 06 ramos de atividades e a lista de setores contemplados passou de 72 para 78. A publicação foi feita no Diário Oficial da União na última quarta-feira (19/06).
Nestes 78 ramos de atividades contemplados na portaria, o setor de serviços, especialmente no comércio, será o mais impactado. Hoje, há restrições para o trabalho aos fins de semana e em feriados. Pela portaria, aqueles que quiserem poderão trabalhar todos os domingos, com folga em qualquer dia da semana e terão seus direitos trabalhistas preservados.
Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Paulo Solmucci, a portaria facilita a contratação de mão de obra nos dias de maior movimento do comércio. “Da forma como a legislação estava estruturada, havia um custo operacional que as empresas não podiam arcar”, ele explica.
Os parlamentares no Congresso, estão se movimentando no sentido de incorporar a determinação da portaria à Medida Provisória da Liberdade Econômica , e eles contam com o apoio da equipe econômica chefiada por Paulo Guedes.
Paulo Solmucci ressalta que, aos poucos, a legislação está sendo atualizada e como um dos principais avanços, ele cita o trabalho intermitente, que permite aos trabalhadores fecharem contratos por hora, nos dias que forem mais convenientes para eles e para as empresas às quais prestam serviços. Ele afirma que : “O trabalho intermitente já é responsável por 10% dos empregos que têm sido gerados no país”, e lembra ainda que o tema, incluído na nova Lei Trabalhista, está sendo questionado no Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente da Corte, Dias Toffoli, já avisou que o tema será avaliado no início do segundo semestre.
“Quanto mais flexíveis forem as leis trabalhistas, mais o país criará empregos”, enfatiza Paulo Solmucci. O Brasil tem hoje mais de 13 milhões de desempregados. Essa conta cresce para mais de 28 milhões quando incluídos nesse levantamento, aqueles que estão no subemprego.
Já segue nosso Instagram? Segue lá e participe dos nossos sorteios e saiba tudo que acontece em Águas Claras. @aguasclarasmidia
Contribua para a melhoria e desenvolvimento de nossa cidade! Participe do Grupo de Águas Claras Mídia de Moradores no WhatsApp – Envie nome, endereço e telefone para: contato@aguasclarasmidia.com.br
Site: www.aguasclarasmidia.com.br
Facebook: www.facebook.com/aguasclarasmidia
Instagram: www.instagram.com/aguasclarasmidia
Twitter: www.twitter.com/aguasclaramidia
Youtube: www.youtube.com/aguasclarasmidia
Águas Claras Mídia – Sua Cidade em um Click