in

Força-tarefa para combater a Dengue nesta quinta-feira em Águas Claras

A ação, geralmente aos sábados, foi antecipada devido ao feriado da Semana Santa

Por conta do feriado da Semana Santa, o Dia D de Combate à Dengue, realizado todos os sábados, vai ocorrer essa semana na quinta-feira (9). Mais dez regiões administrativas serão beneficiadas. Desta vez, a mobilização vai acontecer em Sobradinho I e II, Fercal, Planaltina, Granja do Torto, Vila Planalto, Águas Claras, Areal, Estrutural e Brazlândia.

O objetivo da força-tarefa de Combate à Dengue é mobilizar a população e órgãos públicos para as ações de enfrentamento da doença. Além de orientar a população sobre o combate correto ao mosquito transmissor da dengue.

A mobilização contará com o trabalho de 250 bombeiros militares, 376 agentes da Vigilância Ambiental e 11 analistas de fiscalização do DER-DF. Além de 13 viaturas do Corpo de Bombeiros, 33 viaturas da Vigilância Ambiental e três viaturas do DER-DF. As ações ocorrerão das 8h às 14h. A concentração será nas Administrações Regionais, porém, mantendo o distanciamento como medida de segurança para enfrentamento da Covid-19.

O secretário de Saúde, Francisco Araújo, ressaltou a importância de ações como essa para “evitar uma explosão de casos de dengue no Distrito Federal, num momento em que estamos enfrentando a pandemia do coronavírus; prevenir é o melhor remédio e a população precisa participar desse esforço que é de toda a sociedade”.

Francisco Araújo anunciou que também haverá inspeções da faixa de domínio público nas rodovias de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), para localizar possíveis focos do Aedes aegypti, que se juntam em entulhos, lixo e carcaças colocados à margem das estradas.

O gerente da Vigilância Ambiental de Vetores e Animais Peçonhentos e Ações de Campo, Reginaldo Braga, acrescentou que “o DER-DF se tornou mais um colaborador e agora, sempre haverá inspeções na beira das estradas. Nesses pontos, encontramos muito resto de entulho, o que gera focos de animais como ratos, baratas, escorpiões”.

Nesta ação, serão utilizados 11 Ultra Baixo Volume (UBV) pesado (carro do fumacê) na Estrutural e Vila Planalto e outros 10 em Sobradinho I, II e Fercal. Além disso, serão usados três UBV costal, que passarão por Planaltina, Sobradinho I e II e Fercal.As rodovias que serão inspecionadas são:

• Sobradinho I e II : DF-001/ DF-150/VC-215/DF-205 e BR-020.
• Fercal: DF-205/DF-150/DF-326 e VC-201.
• Planaltina: DF-128/ DF-130/DF-230/DF-131/DF-330/DF-444 e BR-020
• Granja do Torto: DF-003
• Vila Planalto: DF-004
• Águas Claras: DF-079 e DF-085
• Areal: DF-075
• Estrutural: DF-095 e DF-097
• Brazlândia: DF-180/DF-415/ DF-430/DF-445/DF-451/VC-541 e VC-533.

Trabalho Contínuo

As ações promovidas pela Sala Distrital de Combate à Dengue incluem a utilização de drones para verificação de terrenos com edificações fechadas ou abandonadas e, também, de helicópteros. Além da retirada de carros abandonados pelas ruas de todo o Distrito Federal, o carro do fumacê (UBV pesado) passará nas regiões administrativas todos os dias, durante a madrugada (5h30 às 9h30) e no final do dia (17h30 às 21h30).

COMBATE – O engajamento da população também é fundamental no combate ao Aedes aegypti. A principal forma de se prevenir contra as doenças transmitidas pelo mosquito é manter o monitoramento constante nas residências, sempre buscando evitar água parada e a proliferação do inseto. Confira algumas dicas:

– Mantenha caixas d’água, tonéis e barris de água tampados;
– Mantenha garrafas de vidro ou plástico sempre com a boca para baixo;
– Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda;
– Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas impeçam a passagem da água;
– Em caso de identificação de focos do mosquito, acione a Vigilância Ambiental pelo telefone 160.

Fonte: Agência Brasília *Com informações da Secretaria de Saúde

Avatar

Escrito Por Stéffany Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PMDF prende homem por tráfico em Águas Claras

PMDF prende homem por tráfico em Águas Claras

Golpe em auxilio emergencial já atingiu mais de 6,5 milhões de pessoas no Brasil

Golpe em auxilio emergencial já atingiu mais de 6,5 milhões de pessoas no Brasil

Teste!