GDF Presente organiza a cidade e reforça segurança no trânsito antes da chegada das chuvas
Sob a coordenação do Departamento de Trânsito do DF (Detran) e o apoio da Administração Regional de Águas Claras, o Governo do Distrito Federal (GDF) conclui nesta semana o trabalho de pintura das faixas de pedestres de Águas Claras. Reforçadas pelas equipes do programa GDF Presente, estão sendo pintadas ou lavadas todas as 112 travessias da região administrativa. Destas, 17 estão posicionadas sob semáforos.
Na noite desta quinta-feira (10), a equipe contratada pelo Detran pinta as últimas quatro das 51 que receberam nova tintura. O trabalho – iniciado em agosto – é executado no período da noite para não impactar a fluidez do trânsito em horários de maior movimento.
No restante não pintado será feita a lavagem com água e um produto para clareamento da pintura já aplicada, em um contrato que está sendo fechado para entrar em execução nos próximos dias. Nestes casos, a tinta ainda está em boa qualidade, mas teve a visibilidade comprometida com as marcas de frenagens dos pneus, o acúmulo de poeira e o excesso de fuligem do asfalto, mais intensos neste período de seca.
Administrador regional de Águas Claras, Francisco de Assis Silva, o Chicão, diz que a volta das pessoas às ruas, com a retomada das atividades, exigiu uma intervenção imediata do GDF nas vias públicas. “A limpeza de uma faixa representa a segurança de pedestres e motoristas. Inclusive, dá pra ver melhor à noite.”
Executora do contrato de pintura do Detran-DF, Lúcia Bandeira explica que as tintas aplicadas nas faixas – acrílica ou extrudada – têm um prazo de validade previsto de um ou dois anos. Por isso, nem todas precisarão ser reforçadas nesta ação do GDF Presente. “Nós também fiscalizamos a qualidade da pintura por meio de um método chamado de refletância, em que a visibilidade da faixa é testada e avaliada qual intervenção precisa ser feita.”
Acelerando
O GDF Presente tem aproveitado a estiagem para arrumar as regiões administrativas (RAs) e deixá-las em ordem antes da chegada das chuvas. Rodrigo Caverna é o coordenador do Polo Central Adjacente II – que atende, entre outras RAs, Águas Claras – e conta que o governo tem feito um pente fino em todo o Distrito Federal enquanto não chove. “É um trabalho intenso e com resultados bastante positivos, bem visíveis aos olhos dos moradores”, acredita.
Morador de Águas Claras, o advogado Emmanuel Correa, de 29 anos, costuma deixar o carro na garagem e andar a pé pela cidade. Também usa o metrô para ir ao trabalho, atravessando com frequência as faixas de pedestre. Para ele, mantê-las limpas e pintadas têm duas funções: garantir a visibilidade e deixar a cidade mais bonita. “É bem mais agradável e muito mais seguro circular pelas ruas com a sinalização limpa”, defende.
Estrutural
Na Cidade Estrutural a ordem é limpar as vias públicas e evitar os problemas como o acúmulo de lixo e sujeira nas entradas das galerias pluviais e bueiros. Por isso, o GDF Presente manteve nesta semana a desobstrução de 106 bocas de lobo em diversos endereços do Setor Oeste, do Setor de Oficinas Norte (Sofn) e da Cidade do Automóvel.
Houve também a varredura executada pelos servidores do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) na região, que deixou ruas mais limpas, e reforços na operação Buraco Zero, programa que tem a meta de acabar com as falhas no asfalto de todo o Distrito Federal.
Fonte: Agência Brasília