23/05/2019
A ansiedade e o estresse invadem a nossa vida cada vez mais em meio a rotina intensa de trabalho e estudos. Os exercícios de yoga têm sido a solução para encontrar o equilíbrio emocional, pois cada postura e respiração ajudam a tomar consciência do corpo e dos sentimentos. Essas ferramentas têm funções específicas que contribuem para o bem-estar. Pode parecer um desafio permanecer com apenas um pé ou a lateral do corpo apoiada no chão, mas é mais simples do que imaginamos. Em geral, os alunos se conformam que não podem fazê-la. É a mente limitando a nossa disposição para algo novo. Além disso, a postura que é mais difícil para você, pode ser a que você mais precisa.
É comum ficar frustrado ao não conseguir se estabilizar nas posturas de equilíbrio. Certa vez conheci uma médica ortopedista que disse ter desistido das aulas de yoga porque não conseguia fazer a Postura da Árvore. Quanto mais você se frustra, mais afasta as suas possibilidades. É preciso ser gentil com você mesmo. Eu sempre oriento nas aulas: não fale o mantra “eu vou cair”, pois palavras e pensamentos têm poder. Ao invés disso, prefira apenas ouvir a sua respiração e olhar um ponto fixo a frente. Vá aos poucos internalizando a sua consciência, ouvindo você mesmo. As respostas estão dentro de nós, já dizia Rumi, o poeta persa e líder espiritual do sufismo: “silencie e ouça”.
Avance com o seu tempo, comece com os dois pés no chão, afinal não vamos a lugar nenhum sem estruturar a nossa base e encontrar o nosso aterramento. Então, procure o seu foco com o olhar fixo, respire e tire devagar um dos pés do chão. Se cair, retome todo o processo com calma. Cultive a sua paciência para encontrar o seu equilíbrio. Aproveite o momento da auto-observação. O caminho até a postura é mais importante e rico do que a postura em si. E então, ao alcançá-la, silencie.
Siga-me nas redes sociais:
Instagram: www.instagram.com/alefiori.yoga
Youtube: www.youtube.com/YogacomAleFiori
SoundCloud: soundcloud.com/alefioriyoga
Site: www.satvikayoga.com