Todo fim de ano fazemos planos para o próximo: viagem, curso, mudança de trabalho ou novos relacionamentos. Esse ano de 2020 foi um tanto diferente. Planejamos, mas muitos planos não puderam ser colocados em prática devido ao inesperado, a pandemia. Adiamos alguns e adaptamos outros. Ficou claro que nem sempre os planos para um novo ano dependem de nós, mas nossa resolução interior, sim. No yoga chamamos de Sankalpa (resolução), uma frase curta, concisa, clara e altamente evocativa. O objetivo é trazer à tona algum aspecto positivo da personalidade, algo que queremos mudar ou potencializar em nós mesmos.
Usamos o sankalpa durante o relaxamento final de uma aula de yoga: deitados em relaxamento total, soltando as tenções dos ombros e braços, pernas e pés, deixando a coluna alinhada com o chão, olhos fechados e foco na respiração. Com ou sem música, o professor conduz o seu yoganidra (sono consciente), ajudando a encaminhar o relaxamento do corpo e da mente, deixando barulhos e pensamentos passarem sem alimentá-los. Quando entramos nesse relaxamento máximo, podemos formular essa frase e repeti-la mentalmente. Nesse momento, acessamos o subconsciente, ativando qualidades construtivas que muitas vezes ficam bloqueadas por crenças, medos ou condicionamentos.
É preciso fazer um autoexame para identificar os nossos pontos positivos, as nossas carências, e evocar aquilo que queremos melhorar. Lembre-se que o subconsciente só entende a linguagem do presente. Projete algo como “confio em mim”, “estou mais seguro e tranquilo”, “meu potencial me acompanha em minhas ações”. Deixe que essa resolução germine como uma semente prestes a florescer e não dependa de pandemias ou oscilações da economia. Foque em você nesse novo ano, e as resoluções não precisarão ser adiadas.
Siga-me nas redes sociais:
Instagram: www.instagram.com/alefiori.yoga
Youtube: www.youtube.com/YogacomAleFiori
SoundCloud: soundcloud.com/alefioriyoga
Site: www.satvikayoga.com