Ceilândia assumiu a liderança de região com mais casos de Coronavírus no Distrito Federal. Por conta disso e do baixo índice de isolamento social na cidade, Ceilândia, com quase meio milhão de moradores, pode sofrer lockdown (fechamento total), caso não passe a seguir corretamente as medidas preventivas estabelecidas em decretos pelo GDF. O mesmo pode acontecer com Samambaia e com a Cidade Estrutural.
O Governo do Distrito Federal não descarta suspender o funcionamento do comércio em áreas com crescimento exponencial do Covid-19.
O último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde acendeu o alerta para Ceilândia, Samambaia e Estrutural na segunda-feira, 1 de junho.
Foram 730 novos casos, em apenas 24 horas. No último boletim o DF havia atingido a marca de 11.256 pessoas infectadas pelo Covid-19 e 177 mortos pela doença.
Ceilândia, a maior cidade do DF, lidera o ranking com 1.204 pessoas com coronavírus e 37 mortes. Samambaia tem 659 pessoas doentes e teve 23 mortes.
A Cidade Estrutural fundada em 2014, como região administrativa, também está na mira das autoridades sanitárias em consequência do crescimento exponencial do coronavírus.
Proporcionalmente, em relação as grandes populações, a pequena Estrutural que possui menos de 40 mil habitantes revela números alarmantes: 659 casos e três mortes.
Distritais sugerem lockdown
Os Deputados Distritais aproveitaram o final da sessão remota da Câmara Legislativa (CLDF) de terça-feira (02/06) para pedir ao governador Ibaneis Rocha que promova lockdown na região administrativa de Ceilândia. E caso haja aumento desenfreado da doença, o governador Ibaneis está pronto para decretar o lockdown nas regiões onde a situação for mais grave. As cidades sob alerta são Ceilândia, Samambaia, Pôr do Sol, Sol Nascente e Estrutural.
O debate sobre o fechamento completo de Ceilândia foi levantado, na CLDF, pelo deputado Chico Vigilante, que é morador da região e tem a cidade como principal colégio eleitoral. Para o distrital, Ceilândia está abandonada e a população não tem respeitado as orientações de manter o isolamento social.
“A cidade de Ceilândia é a maior do Distrito Federal e com certeza a mais importante. Não conheço um governador ou senador que não tenha começado a campanha aqui pela cidade. Mesmo assim, estamos nessa situação”, registrou o distrital.
“Sei do esforço que está sendo feito, mas a população precisa se conscientizar. Quero pedir ao governador que pense seriamente em fazer um lockdown aqui. As pessoas estão morrendo e não haverá hospital de campanha na cidade”, alertou o deputado.
O que é Lockdown?
Lockdown é a versão mais rígida do distanciamento social e quando a recomendação se torna obrigatória. É uma imposição do Estado que significa bloqueio total.
No cenário pandêmico, essa medida é a mais rigorosa a ser tomada e serve para desacelerar a propagação da doença quando as medidas de isolamento social e de quarentena não são suficientes e os casos aumentam diariamente.
Como funciona o lockdown?
Consiste em restringir a circulação da população em lugares públicos, permitindo apenas, e de forma limitada, para questões essenciais, como ir à farmácia, supermercados ou hospitais.
O descumprimento dessa regra pode acarretar multas e em toque de recolher, dependendo da decisão do governo.