in ,

“Cara de um, focinho do outro”

O que preciso saber antes de ter um cachorro ?

Dizem que o cão sempre parece com o dono.Já reparam ? Afinal de contas, quando escolhemos criar um cachorro sabemos que será uma amizade por muitos anos. E saber o comportamento e as origens das raças é muito importante. Por isso escolhemos um animalzinho que se pareça com a gente. Mas como saber qual raça combina mais com nosso estilo de vida ?

Não há problema em comprar um animal, desde que o canil seja certificado e regular

E para aqueles que pensam em adotar, existem Ongs e Institutos lotados de animais resgatados em busca de um lar. Essas instituições costumam entrevistar os interessados para garantir o sucesso da adoção e entregam os animais castrados, chipados e vacinados. Adotar um animal de rua é um ato de amor. E os cãezinhos retribuem com uma gratidão imensa.

Antes de comprar ou adotar um animal, é importante verificar alguns pontos:

  • O tamanho que o animal vai ficar quando adulto pode evitar problemas para ele e a família, então certifique-se disso antes de se encantar por um filhote.
  • O espaço reservado para ele é outro ponto importante. Cães grandes não devem ficar em lugares pequenos, isso vai estressa-los e com o excesso de energia acumulada ele poderá causar estrados e transtornos dentro de casa, portanto, nada de comprar um border collie e deixa-lo preso em um apartamento.
  • Cada raça tem um caractaristica física, por exemplo, um pug não vai poder acompanhar o dono em corridas, já que eles tem focinho curto e dificuldades para respirar, então escolha uma raça que combine com seu estilo de vida. Outros exemplos de raça que possuem o mesmo problema são buldogue francês, Shih-tsu, Lhasa Apso entre outros. Cuidado para não expor seu animal em atividades que não combinem com ele.
  • Os cães tem funções e temperamentos diferentes. Quando pensamos em crianças, logo nos vem à mente o Labrador, o Golden Retrivier e o Border Collie. E quando queremos um cão de guarda, pensamos em Pit Bull, Doberman ou Pastor. Portanto fique atento às características de cada raça antes de escolher seu aumigo.
  • Importante dizer que cães não são presentes. Nunca decida por um cachorro porque seu filho de 4 anos pediu. A decisão de ter um cachorro deve ser discutida com toda família, além de ter todas as responsabilidades compartilhadas.
  • Um animal em casa vai aumentar as despesas fixas e as emergências. Tudo isso deve ser levado em conta também.
  • Todos os cães, independente do tamanho, necessitam de passeios regulares e de socialização com outros animais, então antes de ter o seu saiba que passear para fazer exercícios vai fazer parte da sua rotina. Existem espaços (creches) especializada em day care para esse fim e são cada vez mais comuns. É um ótima escolha para deixar seu aumigo mais feliz, com qualidade de vida, equilibrado e confiável.
  • Caso opte por um adestrador, certifique-se que o profissional é qualificado. Um adestramento mal feito pode ser desastroso para o dono e para o animal.
  • Se for comprar um animal, pesquise sobre o canil e desconfie de preços muito baratos. Geralmente esse tipo de comércio é ligado a exploração animal. Canis sérios estão preocupados com a saúde do animal e com o desenvolvimento da raça. Neles existem grande preocupação com matrizes saudáveis, alimentação de qualidade, pesquisa genética, veterinários entre outros itens. Portanto não compre em sites ou feiras livres sem controle.
  • Se for adotar, saiba que seu aumigo será eternamente grato e que você estará contribuindo para salvar mais uma vida. 
  • Enfim, é super importante avaliar se nosso estilo de vida combina com o animal que a gente escolher. Algumas vezes, por desconhecimento, colocamos a vida do animal em sofrimento mesmo sem intenção.
O sorriso de quem foi adotada 🙂

Agora depois de avaliar bem todas as dicas, hora de escolher a melhor opção para você e sua família. Ter um aumigo é sempre uma grande alegria!

DR. Antonio Galvão CRMV 2149-DF @pet_hotel_park_way

(duvidas ou sugestões de pauta mande um e-mail para pethotelparkway@gmail.com)

Antônio Galvão

Escrito Por Antônio Galvão

Um lugar onde podemos falar sobre nosso melhor amigo e tirar todas as dúvidas do mundo pet com o Dr. Antônio Galvão Scarabuci Filho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ibaneis Rocha passa bem após cirurgia de emergência

Ibaneis Rocha passa bem após cirurgia de emergência

Shoppings e lojas comerciais reabertos

Shoppings e lojas comerciais reabertos

Teste!