O início do ato sexual
A resposta sexual começa com o desejo que é o momento em que alguma coisa está acontecendo dentro de você e só você sabe! Acontece que a masculinidade tóxica preconiza que o homem já tem que ir pronto para a relação o que por si só já gera stress e ansiedade. Ninguém pensa para respirar, homens não focam no próprio pênis quando estão se masturbando. Todavia, durante o ato sexual a atenção do masculino se volta para o próprio órgão e ai já é meio caminho andado para ter problema.
Causas de perda de ereção
Em outras palavras, qualquer situação que aumente o stress reflete negativamente no sexual, a saber: momento de luto, perda de emprego, declínio de renda. Da mesma forma, quando o homem idealiza demais um (a) parceiro (a), a teor da “top model” do escritório, ele vai mais ansioso para a relação. Uso de medicamentos, álcool, cigarro e sobretudo drogas interferem demais no desempenho.
Para esclarecer, o medo de falhar e a ansiedade liberam adrenalina no organismo fazendo com que o calibre dos vasos sanguíneos do corpo se estreitem e com menos irrigação o homem pode não conseguir ter ereção ou caso tenha, pode perde-la facilmente. A percepção da adrenalina no corpo se dá pela observação do coração batendo mais rápido, mãos e pés podem suar ou ficar mais frios, a boca pode ficar seca, frio na barriga, alteração no intestino e até vontade de ir ao banheiro.
Como identificar o problema e resolver
Certamente, se perceber algum desses fatores o melhor é marcar a saída para outro dia. Caso já esteja no ato, pare um instante e faça uns exercícios de respiração com a inspiração mais curta, retenha o ar por 3 a 5 segundos e solte mais longamente; converse com seu (ua) parceiro (a) e quando estiver relaxado retomem o ato, seja no mesmo dia ou em outro momento. Episódios de perda de ereção ou sequer de conseguir ter ereção é normal. Caso o sintoma persista por mais de 6 meses já caracteriza disfunção erétil e nessa hipótese é necessário procurar um terapeuta sexual.
Por outro lado, para as mulheres que leram esse texto até aqui, aproveitem a situação para aumentar a conexão do casal. Converse com seu parceiro e transmita tranquilidade e segurança. Não fiquem com uma dúzia de grilos imaginando que a broxada é porque ele tem uma amante. Tampouco se culpem como se não fossem interessantes suficientes, afinal quem broxou foi ele!
Karen Rechmann
Consultora em Sexualidade
Face: https://www.facebook.com/karen.rechmann
Insta: https://www.instagram.com/karenrechmann/
Tel/zap: 61-98561.1810