Que atire a primeira pedra quem nunca teve problemas de autoestima. Pois é, tem gente que sofre deste mal durante toda a vida. Inclusive, o mercado está cheio de profissionais querendo ajudar as pessoas a terem uma autoestima melhor. Mas o que a maioria desses profissionais se propõe a fazer é muito superficial. Sim, eles tentam passar a mensagem de que basta você se cuidar, se amar e arranjar tempo para você que tudo estará bem. Mas a autoestima está muito mais ligada aos nossos valores do que à parte externa.
Pense em seus cinco maiores valores. Paz, amor, tempo de qualidade com sua família, viver sua verdade, honestidade, lealdade, liberdade? São inúmeros. Apenas pense neles. Você sabe quais são seus valores, pois eles sempre batem fundo do seu peito. Bom, se você realizar ações, todos os dias, incansavelmente, para alimentar seus valores, sua autoestima vai crescer. Mas se você deixar de alimentar seus valores, sua autoestima vai cair, e muito. Exemplo: digamos que um de seus valores seja a pontualidade, mas você anda se atrasando para os compromissos. Certamente sua autoestima vai despencar.
Portanto, olhe para dentro. Jamais esqueça dos seus valores e jamais esqueça de alimentá-los, pois só assim você terá uma autoestima inabalável. Não é uma questão de apenas “se mimar” e cuidar do corpo. Autoestima é coisa séria. Siga seus valores, independentemente do que a sociedade te fala.