in ,

Autoestima revela a sua visão do mundo e de você mesmo

O padrão de vida ideal é aquele que lhe traz bem-estar

pessoa praticando yoga

Já conversamos aqui sobre o autocuidado e o autoamor, mas quero abordar um pouco a palavra “autoestima” relacionando com o fato de que o yoga desvincula os padrões que temos do nosso corpo e estilo de vida em relação aos outros. Hoje somos bombardeados pelas redes sociais (caso não tenhamos o discernimento para usá-las só quando necessário) sobre estilos de vida “ideais”: saudável, feliz, com viagens, amor e amigos. Quando não temos isso, nos cobramos: tenho pouco amigos, sou solteira/o, moro sozinha/o, minha alimentação não é totalmente saudável, não pratico atividade física etc. Essa cobrança leva a transtornos desnecessários na medida em que precisamos nos desvincular “dos padrões ideias”, porque ao fim, não são nada perfeitos ou obrigatórios. O “padrão” é aquilo que nos faz bem, desde que observando seu autocuidado, sua saúde e seu bem-estar.

Gostar de si mesmo, se aceitar, acreditar no seu potencial e se respeitar são elementos básicos para definir a autoestima. Ela pode ser estimulada, ou prejudicada, na infância. Se não tivemos uma infância estimulante nesse ponto de vista, não significa que isso não possa ser mudado na vida adulta. Apesar de haver fases na vida que podem oscilar nossa autoestima, melhorar essa qualidade requer um mergulho profundo dentro de si mesmo, avaliando o próprio comportamento e descartando aquilo que não traz harmonia, por exemplo. Na prática, você deve celebrar conquistas, fazer exercícios, manter o foco nos aspectos positivos, perceber os erros e acertos.

Portanto, essa confiança em seus atos e julgamentos é que vão lhe trazer a felicidade de estar bem consigo mesmo, e não com o que vemos como padrões nas redes sociais ou nos julgamentos alheios sobre o que acham correto para a sua vida ser ideal. Assim como no yoga, praticar esse olhar interno, buscar autoconhecimento, identificar o que é realmente importante, perceber a conexão espiritual e quem você realmente é, são o caminho para manter equilibrada a sua autoestima e o seu padrão de bem-estar.

Siga-me nas redes sociais:
Instagram: www.instagram.com/alefiori.yoga
Youtube: www.youtube.com/c/satvikayoga
SoundClound: soundcloud.com/alefioriyoga
Site: www.satvikayoga.com

Ale Fiori

Escrito Por Ale Fiori

Tenha uma vida mais plena e equilibrada com as colunas da Jornalista e Instrutora de Ioga Alê Fiori.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Corpo de Bombeiros é finalista em concurso de inovação no setor público

Corpo de Bombeiros é finalista em concurso de inovação no setor público

Segunda chamada para processo seletivo do Conselho de Cultura do DF

Segunda chamada para processo seletivo do Conselho de Cultura do DF

Teste!