in

Águas Claras, 16 anos de História e Curiosidades

09/05/2019

| por:Stéfany Santos

Águas Claras comemorou 16 anos na ultima segunda-feira (06/05).  A cidade vertical, com área de 31,5 Km², começou a ser construída na década de 90 e ganhou o status de região administrativa, em 2003, através da Lei Distrital nº 3.153.  Seu nome é uma referência ao córrego de Águas Claras que nasce na região e abastece o Lago Paranoá.

O projeto da cidade foi planejado pelo arquiteto e urbanista Paulo Zimbres, que procurou seguir princípios arquitetônicos de funcionalidade, conforto e harmonia visual. As praças têm nomes da fauna brasileira, já as ruas e avenidas recebem nomes inspirados nas floras, como Pitangueiras e Alecrim.

Ela está situada entre as cidades de Taguatinga, Guará e Park Way. A Estrada Parque Taguatinga (EPTG) é a principal via de acesso.

A região administrativa Águas Claras compreende: o Setor Habitacional Arniqueiras, o núcleo rural Vereda da Cruz, Areal e ADE. Ou seja, todo o polígono entre a BR-60, EPTG e o Pistão Sul Taguatinga, com os limites no Guará, Núcleo Bandeirante e Riacho Fundo.

Águas Claras é uma região jovem e de classe média. Abitada, em sua maioria, por uma população com idade de 18 a 34 anos, cujo 80% dos habitantes têm renda familiar mensal de R$1.920,00 reais. 

Ela constituída por prédios de diversos tamanhos -alguns com até 22 andares- e já foi até comparada a famosa cidade Manhattan dos Estados Unidos. 

Águas Claras é um centro empresarial

Águas Claras não é a maior cidade do DF, nem mesmo a mais populosa, pois ela abriga aproximadamente 160 mil pessoas. Contudo, é uma cidade que tem crescido em ritmo frenético, se tornando o maior canteiro de obras da América Latina e consequentemente um grande polo empresarial. 

Não há muito tempo, a região de prédios altos era chamada de cidade dormitório por seu pouco fluxo no período matutino e por poucas opções de entretenimento. Porém, em meios aos seus 700 edifícios já erguidos, ela, hoje, dita formas de consumo, tanto que, atentos ao potencial do mercado local, empresários visionários e de sucesso não param de escolher o território como aposto para crescimento, principalmente, os empreendedores de culinária refinada.

De hambúrguer artesanal a sushi de qualidade, a cidade já reúne mais de 139 empreendimentos gastronômicos, na qual está tornando o conglomerado no point de Food Experience. Isso, sem contar com os quase 2 mil comércios de diversos ramos que tem dado alternativas para não sair da cidade. 

Uma cidade atrativa

Águas Claras ainda é uma adolescente, mas está amadurecendo, ganhando cada vez mais à simpatia e preferência do brasiliense para formar um lar. 

Alessandro Thomaz, 41 anos, é empresário e se mudou para Águas Claras há 10 anos. Na cidade, ele começou a sua carreira de empreendedor abrindo duas franquias, ele conta que boa parte da sua história foi construída na cidade e que ama a região e finaliza dizendo: “o que eu mais gosto em Águas Claras é a conveniência, embora relativamente pequena, ela é verticalizada, onde tudo está acessível e muito bem estruturada, não penso em sair da cidade”. 

Fernanda Caixeta, 39 anos, é jornalista e também empresária, mora na cidade há 8 anos. Ela relata que sempre morou em Brasília, mas se mudou quando engravidou para ficar mais perto da sua mãe, que também mora na região. Diferente de Alessandro, o que a Fernanda mais ama em Águas Claras são os espaços de lazer que os condomínios da cidade ofertam para os seus filhos, um menino de 7 anos e uma menininha de 3 anos. “É uma tranquilidade para os pais saberem que os seus filhos estão se divertindo e com segurança” conta. Fernanda finaliza a entrevista explicando que também adora o local porque encontra de tudo e bem perto de onde mora. 

Seja qual for o motivo para escolher Águas Claras como lar: o baixo índice de violência, a praticidade, a acessibilidade ou o espaço de socialização e lazer; o fato é que muitos já se apaixonaram por ela.

Comemoração

Nossa adolescente não poderia ficar sem festa. E para comemorar essa data festiva:

Neste sexta 10/05:-Contação de história na praça da biblioteca. Praça coruja. 9h às 11h.

-Festa da Padroeira de Arniqueira SHA A.E Lote 02 às 19h

Sábado 11/05:-“Tô na Praça” na Praça Tangará (Rua 34 sul lote 09, ao lado do supermercado Bem Melhor). De 09h às 20h.

-Festa da Padroeira de Arniqueira SHA A.E Lote 02 às 19h

Domingo 12/05:Festa da Padroeira de Arniqueira SHA A.E Lote 02 de 19h à 01h.

Na próxima semana terão novos eventos. Fique atento que em breve publicaremos.

Fonte:Revista Águas Claras

Já segue nosso Instagram? Segue lá e participe dos nossos sorteios e saiba tudo que acontece em Águas Claras. @aguasclarasmidia

Contribua para a melhoria e desenvolvimento de nossa cidade! Participe do Grupo de Águas Claras Mídia de Moradores no WhatsApp – Envie nome, endereço e telefone para: contato@aguasclarasmidia.com.br  

Sitewww.aguasclarasmidia.com.br
Facebookwww.facebook.com/aguasclarasmidia
Instagramwww.instagram.com/aguasclarasmidia
Twitterwww.twitter.com/aguasclaramidia
Youtubewww.youtube.com/aguasclarasmidia

Águas Claras Mídia – Sua Cidade em um Click

Avatar

Escrito Por Stéffany Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Yoga e CrossFit: mobilidade complementa a força

Yoga e CrossFit: mobilidade complementa a força

Órgãos de trânsito do DF divulgam orientações para o uso de patinetes

Teste!