A expectativa é de que o dinheiro da venda seja usado para a melhoria da infraestrutura da capital federal
Aconteceu na última terça-feira (02/3), a oficialização da venda da CEB Distribuição. Assinaram o contrato de compra e venda o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), o presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), Edison Garcia, o CEO da Neoenergia, Mario Ruiz-Tagle, e a diretora executiva de Desenvolvimento da Neoenergia, Simone Borsato.
Leiloada em dezembro de 2020 na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), a CEB foi arrematada por R$ 2,51 bilhões pela Bahia Geração de Energia, empresa do grupo Neoenergia. Após o aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), em janeiro de 2021, a venda da estatal foi finalizada com a assinatura do contrato.
Agora, a expectativa é de que haja melhorias na cidade com o dinheiro da venda. Segundo Mario Ruiz-Tagle, CEO a Neoenergia, a empresa “reforça a intenção de transformar a CEB-D em referência nacional de qualidade e confiabilidade no fornecimento de energia. Para isso, o plano de investimentos da empresa prevê uma robusta aplicação de recursos na expansão, modernização e automação da rede elétrica”.
No primeiro ano de concessão, está prevista a instalação de mais de 150 religadores de linha, crescimento de 50% do parque instalado atualmente, que visa a melhoria da capacidade de restabelecimento energético em caso de eventuais interrupções. Além disso, haverá inspeção e manutenção de mais de 10 mil quilômetros de redes de distribuição, mais de 700 quilômetros de linhas de transmissão (percorrendo 100% do total) e de todas as 41 subestações.
ATENDIMENTOS PERMANCEM INALTERADOS
Com relação aos atendimentos ao cliente, a empresa informou que, neste primeiro momento, permanecerão sendo realizados pelos canais de comunicação existentes, no telefone 116, no portal da CEB (agenciadigital.ceb.com.br) e nas agências de atendimentos físicas. Nos próximos meses novos serviços digitais serão disponibilizados, como o atendimento pelo WhatsApp e novos canais para pagamento de contas.