A Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses do Distrito Federal (Gvaz-DF) precisou suspender algumas atividades em face dos riscos de transmissão do novo coronavírus, dentre elas a realização das feiras de adoção que ocorriam mensalmente.
Mesmo assim, eles apostam nas redes sociais para divulgar informações sobre cães e gatos que estão à espera de um lar. As plataformas digitais, facilitam o compartilhamento com aquelas pessoas que estão interessadas em adotar e ajudar. Nos perfis das páginas Amigos da Zoonose, é possível encontrar dezenas de animais saudáveis, vacinados e castrados.
Vale destacar que a Gvaz-DF não é um abrigo para animais, mas sim, um espaço para controle de doenças. Por isso, existem esforços coletivos no sentido de garantir que os animais sejam acolhidos e tratados. Em nota, a gerência informa que, devido à situação atual, a prioridade é a adoção responsável dos animais saudáveis residentes.
“As feiras, que eram realizadas mensalmente, foram suspensas, e a equipe de voluntários está reduzida por tempo indeterminado. A ajuda mais importante que podemos receber hoje é a divulgação”, esclarece a gerência no texto.
Atuação da Gvaz – DF
A Zoonoses não recolhe cães e gatos abandonados. A atuação da gerência é por meio da coleta de animais doentes que, potencialmente, possam infectar seres humanos ou oferecer riscos à saúde coletiva. As ações são voltadas para vigilância, prevenção, profilaxia, controle, além de monitoramento de doenças e agravos em saúde pública.
Alguns dos animais disponíveis para adoção estavam em situação de rua; outros, foram capturados em vias por diversos órgãos públicos ou em terrenos particulares, bem como em áreas públicas como hospitais e escolas. Ao serem resgatados, eles passam por avaliação médica, para descartar a existência de raiva e leishmaniose. Em seguida, recebem vacina antirrábica e são castrados por funcionários do Instituto Brasília Ambiental (Ibram).
Como Adotar
Para se tornar um candidato a adoção é necessário:
- Ter mais de 21 anos e assinar um documento de posse responsável, se comprometendo a cuidar bem do animal, levar para realização de exames periódicos, aplicação das vacinas necessárias e para administração de vermífugo. Além disso, é preciso se comprometer a alimentá-los bem, oferecer cuidado e carinho.
Confira a lista de animais disponíveis para adoção pelo perfil @amigosdazoonose, no Instagram e no Facebook. O horário de atendimento da Gvaz-DF é das 8h às 17h e as adoções ocorrem das 10h às 15h. Informações: (61) 2017-1342 ou pelo site amigosdazoonose.com.br.