É a Festa do Morango que começa hoje (01/09) na região rural de Brazlândia. A festa que chega à 27ª edição com a participação de 40 produtores locais, além de várias delícias feitas da fruta, contará, também, com exposição agropecuária, shows musicais e parque de diversões. O festejo que inicia hoje, acontecerá de 1º a 3 de setembro e de 6 a 10 deste mês.
Geleias, sucos, tortas e até chope de morango. A festa organizada pela Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag) é um prato cheio para os apreciadores. Mas, como bem lembra o presidente da entidade, José Luiz Yamagata, o evento é bastante democrático. “Temos praça de alimentação variada, com a culinária oriental muito presente”, conta. “As atrações musicais, regionais e nacionais, também trazem muita gente”.
De acordo com a Administração Regional de Brazlândia, são esperadas 500 mil pessoas nos oito dias de festa. “Também aguardamos um aumento grande no fluxo de visitantes nos meses de agosto e setembro, aquecendo bastante o comércio da região”, afirma o administrador da cidade, Marcelo Gonçalves. “É o morango que proporciona essa cadeia de crescimento econômico”.
Brazlândia é responsável por 96% do cultivo do morango na capital do país – os outros 4% vêm, principalmente, de São Sebastião e do Gama. Dados da Emater-DF apontam que, em 2022, o Distrito Federal colheu 6,5 mil toneladas do alimento.
“Para este ano, temos uma expectativa de aumento dessa produção em 7%”, adianta a coordenadora de operações da entidade, Adriana Nascimento. “Estamos auxiliando muitos produtores nos gargalos da cadeia produtiva do morango. A aquisição de mudas de alta qualidade é um deles”. Atualmente, a Emater-DF presta consultoria para 496 produtores.
A Festa do Morango conta com apoio da Emater-DF, da Administração Regional de Brazlândia e das secretarias de Agricultura (Seagri) e Turismo (Setur). A entrada no evento é gratuita, e a classificação etária, livre.
Serviço
27ª Festa do Morango de Brazlândia
→ Local – Sede da Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), na BR-080, km 13 – Brazlândia
→ Dias – De 1º a 3 de setembro (sexta a domingo) e de 6 a 10 de setembro (quarta a domingo)
→ Horário – Nos dias 1º, 6 e 8, das 18h às 2h. Nos demais, das 10h às 2h.
Atrações musicais
Além das variadas opções de lazer e gastronomia durante o dia, a Festa do Morango é tradicionalmente conhecida pelos shows musicais realizados durante o evento. Nesta edição, não poderia ser diferente. Confira o que está previsto para agitar a noite durante o festejo:
1º/9: Nadson, o Ferinha
2/9: Jefferson Moraes
3/9: Naiara Azevedo
6/9: Vitor & Luan
7/9: Matheus Fernandes
8/9: Léo & Raphael
9/9: Akatu
10/9: Zé Vaqueiro
Os shows com artistas locais estão previstos para começarem às 19h e as atrações principais, a partir das 22h, no palco principal. A programação está sujeita a alteração sem aviso prévio.
Concurso de receitas com júri popular
O 18º Concurso de Receitas com Morango acontece neste sábado (2), às 11h, durante a 27ª Festa do Morango em Brazlândia. Quem visitar a Festa do Morango terá duas oportunidades de provar as receitas elaboradas pelos produtores rurais da região. Uma das chances é durante a realização oficial do concurso de receitas, em que será escolhido o júri popular entre os visitantes da feira. Já a segunda oportunidade será nos estandes da Morangolândia, onde as receitas do concurso serão comercializadas, após a finalização do concurso.
Esse novo formato, inaugurado ano passado, traz a possibilidade de todos os visitantes da festa provarem os quitutes preparados pelos produtores locais e, ainda, dos produtores lucrarem com a sua criatividade. No total, serão 15 receitas participantes. Os autores estão organizados em grupos de dois ou três produtores rurais. As receitas só serão divulgadas no momento da realização da competição, pois precisam cumprir critérios para serem classificadas, como por exemplo, apresentar a receita totalmente descrita previamente.
Além do júri popular, que será retirado entre os visitantes da feira, haverá também um júri técnico composto por especialistas da Emater-DF e representantes do curso de Gastronomia da Universidade Católica de Brasília, parceira da Emater-DF no concurso há vários anos. Os jurados vão atribuir pontos às várias categorias em que as receitas serão avaliadas e, ao final, aquela que receber a maior pontuação será a receita vencedora. As três receitas mais pontuadas receberão um troféu.