Na data de 17 de maio de 2023, o 17º BPM deu início a ações de trânsito na Av. Sibipiruna/ Rua Babaçú, com o fim específico de garantir a fluidez da via, principalmente no horário de pico, entre 17h45 e 19h30, a qual se mostra comprometida devido ao intenso movimento de embarque e desembarque nas proximidades de escolas.
Tal retenção viária vinha inclusive comprometendo os acessos dos Batalhões existentes na Avenida, tanto o 17º BPM/PMDF, como o 25º GBM/CBMDF, o que interfere na pronta resposta das viaturas de emergência, policiais e dos bombeiros, causando, portanto, enorme prejuízo à comunidade de Águas Claras.
As ações desenvolvidas são “provisórias”, até que as medidas definitivas do órgão competente de trânsito (Engenharia do DETRAN) sobrevenham, as quais visam o máximo interesse público coletivo, sobretudo na liberação da malha viária e garantia de fluidez. Já no primeiro dia, foi verificada a melhora no trânsito e a diminuição da retenção.
Todos os atores públicos e privados envolvidos estão em contato diário, promovendo reuniões a fim do alinhamento de estratégias dirigidas à melhor solução para o problema, bem como ao bem-estar do cidadão de Águas Claras.
Em texto publicado nas redes sociais a polícia pediu “a compreensão de todos, em particular aos que residem e/ou são comerciantes locais, pois uma das duas faixas continua liberada”. Também foi informado que “a via está com uma queda significante de retenção e a presença policial está maior”.
Nos próximos dias, uma reunião entre os principais órgãos envolvidos será realizada a fim de buscarmos alternativas permanentes a essa situação.
*Informações do 17ºBPM