Afinal, o que é o alho negro?
O alho negro é o alho in natura que, após passar por um processo de maturação submetido a condições de temperatura e umidade controladas, ganha novas e surpreendentes características de textura, sabor e aroma. Sua preparação se dá sem a adição de qualquer tipo de aditivo químico, sua coloração preta, aliada a seu sabor surpreendente, frutado e adocicado são um verdadeiro convite às criações gastronômicas mais fantásticas, daquelas que irão surpreender os paladares mais apurados.
E por que mesmo consumir o alho negro?
Um estudo publicado no Instituto Nacional de Saúde dos EUA (NCBI, na sigla em inglês), em março de 2014, mostrou que o alho negro é capaz de inibir a proliferação de células malignas em casos de câncer do cólon. No Japão, pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Showa elencaram mais de 20 propriedades medicinais dessa iguaria. Segundo eles, este alimento retarda o envelhecimento, combate o colesterol ruim, previne a diabetes, combate prisão de ventre e gripes, melhora dores de estômago, a insônia e a circulação sanguínea. (fonte: @alhonegrodositio)
Benefícios para a Saúde.
fortalece o sistema imunológico
gera energia e vigor
melhora a circulação sanguínea
- antibiótico natural
- diminui o colesterol
- regula o colesterol
- regula os níveis de açúcar no sangue
- rico em vitamina C
- rico em antioxidantes
E agora, uma receita de sucesso!
Bacalhau Confitado com legumes
Aqui em Brasília, temos uma empresa produtora e fornecedora dessa iguaria maravilhosa @docealho, corre lá e fale com o Vinicius.
Ingredientes
800g de Bacalhau em postas
50g de Alho Negro do Sítio
½ maço de Brócolis comum
200g de Pimenta Cambuci
4 Cebolas médias
2 caixas de Tomate Cereja (aproximadamente 360g)
1 bulbo de Alho Roxo
900ml de Óleo de Girassol
200ml de Azeite
2 folhas de Louro
3 ramos de Alecrim
2 ramos de Tomilho
Q.B. Salsinha
Q.B. Azeite de Alho Negro
Modo de preparo
BACALHAU
Em uma panela média, coloque o óleo de girassol, o azeite, 1 ramo de tomilho, 1 ramo de alecrim, as folhas de louro, a cabeça de alho roxo cortada ao meio e coloque para aquecer. Disponha as posta de bacalhau, de preferência sem espinhos, os tomates cereja (podem ser vermelhos e amarelos) e a metade da cabeça de alho roxo. Coloque os Alhos Negros na metade do cozimento.
OBS.: O óleo não pode aquecer muito e deve manter uma temperatura até 70°. Para isso, mantenha o fogo bem baixo. Dica: controle a temperatura com a ponta do dedo mergulhada no óleo por pelo menos 5 segundos. Você verá pequenas bolhinhas durante o processo. Deixe cozinhar por 10 a 15 minutos. Após isso, retire o bacalhau com cuidado para não desmanchar e coloque sobre um papel toalha. Retire também os tomates e o alho roxo, reserve, retire as ervas e por último o Alho Negro do Sítio. Dica: Guarde o óleo aromatizado para futuras preparações!.
LEGUMES
Corte as cebolas em pétalas (8 partes), escalde o brócolis em água quente por 1 minuto, corte a pimenta cambuci ao meio e as pimentas dedo de moça em rodelas. Em uma assadeira, regue azeite generosamente e disponha os legumes. Adicione 1 ramo de tomilho, sal a gosto, os dentes de alho roxo da outra metade da cabeça, regue com azeite e leve ao forno até dourarem.
Cozinhe as batatas em água fervente por 5 minutos e espalhe-as em outra assadeira untada. Coloque sal a gosto, desmanche 1 ramo de alecrim por cima e regue com Azeite de Alho Negro. Coloque no forno até ficarem bem douradas.
MONTAGEM
Opcional: antes de servir, coloque azeite em uma frigideira e grelhe as postas de bacalhau dos dois lados até dourarem. Doure também a metade da cabeça de alho roxo.
Em um prato grande, ou travessa, coloque o brócolis e por cima as posta de bacalhau. Em volta, disponha as batatas, o tomate cereja, os legumes, espalhe os dentes de Alho Negro do Sítio e finalize generosamente com o Azeite de Alho Negro. Sugestão: substitua o brócolis ou adicione ao prato folhas de taioba puxadas no azeite e alho.
E ai? gostaram? curta, comente e compartilhe!