Com apenas 13 anos e 203 dias (seis meses e 22 dias), a maranhense Rayssa Leal tornou-se a brasileira mais jovem a receber uma medalha olímpica — e a sétima medalhista mais jovem em toda a história dos Jogos Olímpicos de Verão.
Rayssa (conhecida como Fadinha), que ganhou a prata na categoria street na segunda-feira (26), é quatro meses mais jovem que a vencedora da modalidade, a japonesa Momiji Nishiya. A skatista do Japão se tornou a segunda medalhista de ouro mais jovem da história — um recorde que permanece intacto desde 1936.
Tóquio 2020 marcou a estreia em Olimpíadas do skate, um esporte que costuma ter atletas bastante jovens competindo. A idade das três medalhistas na categoria street chamou atenção: as duas primeiras têm 13 anos e a medalhista de bronze (a japonesa Funa Nakayama), 16. A idade somada das atletas do pódio é 42 anos.
Em 125 anos de olimpíadas na era moderna, foram poucos os atletas com menos de 14 anos que conseguiram subir ao pódio.
Nos últimos 85 anos, desde Berlim 1936, a brasileira é a mais jovem medalhista olímpica.
Antes de Rayssa, a atleta mais jovem do Brasil era Rosangela Santos, parte da equipe brasileira de corrida no revezamento 4x100m que ganhou bronze em Pequim 2008.
Ela tinha 17 anos na época, mas só ganhou a medalha nove anos depois da prova — o Brasil havia chegado em quarto lugar, mas a equipe campeã, a Rússia, foi eliminada anos depois, após uma revisão de doping. Antes de Rosângela Santos, todos os atletas medalhistas mais jovens do Brasil tinham 18 anos — entre eles o fenômeno do futebol feminino, Marta, que ganhou prata em Atenas 2004.
Confira a lista dos medalhistas olímpicos mais jovens da história dos Jogos:
- Dimitrios Loundras (Grécia): Ginástica em equipe – bronze em Atenas 1896 – 10 anos e 218 dias
- Luigina Giavotti (Itália): Ginástica em equipe – prata em Amsterdã 1928 – 11 anos e 302 dias
- Inge Sorensen (Dinamarca): Natação – bronze em Berlim 1936 – 12 anos e 24 dias
- Ines Vercesi (Itália): Ginástica em equipe – prata em Amsterdã 1928 – 12 anos e 217 dias
- Noël Vandernotte (França): Remo – dois bronzes em Berlim 1936 – 12 anos e 233 dias de idade
- Clara Marangoni (Itália): Ginástica em equipe – Amsterdã 1928 – 12 anos e 270 dias
- Rayssa Leal (Brasil): Skate street – Tóquio 2020 – 13 anos e 203 dias
Quem é a Fadinha
“Vivendo um sonho”. É assim que a maranhense Rayssa Leal, a “Fadinha”, descreve a sensação de ser a atleta brasileira mais jovem a participar de uma edição dos jogos olímpicos.
Tímida e de poucas palavras, Jhulia Rayssa Mendes Leal era mais uma criança que gostava de praticar skate em Imperatriz, no sudoeste do Maranhão, quando seu dom para o esporte apareceu para o mundo, em 2015.
Em um 7 de setembro, aos sete anos de idade, em meio aos colegas, ela insistia em acertar uma manobra conhecida como “heelflip”, considerada bem difícil. Após diversas quedas e tentativas, Rayssa enfim teve êxito. O vídeo em que consegue o feito fantasiada de fada azul “viralizou” na internet.
Na época, o vídeo chegou a ser visto mais de 4,8 milhões de vezes e compartilhado por mais de 60,6 mil usuários. Até Tony Hawk, considerado uma lenda do skate, republicou o vídeo. Como Rayssa, o americano também está no Japão. E, desde a última semana, está “tietando” Rayssa e gravando vídeos dos treinos da garota em Tóquio.
“Há 6 anos ele [Tony] me apresentava pro mundo do skate compartilhando meu vídeo vestida de fadinha, hoje me filmou nas Olimpíadas. Isso tudo é muito incrível, estou vivendo um sonho’, publicou Rayssa nas redes sociais após encontrar o ídolo.
*Com informações G1
__________________________________________________________________
Já está seguindo a gente no Instagram? Segue lá para ficar por dentro das notícias e dicas da cidade. https://www.instagram.com/aguasclarasmidia
Quer participar mais da nossa cidade, enviar demandas e saber de tudo que acontece em primeira mão? Participe também do nosso Grupo de Moradores no WhatsApp. Envie seu nome, endereço e telefone para mail@aguasclarasmidia.com.br
Mas se você prefere nosso canal no Telegram, acesse agora – https://t.me/aguasclarasmidia
Siga nossas redes sociais e participe, você também do desenvolvimento da nossa cidade!
- Site: aguasclarasmidia.com.br
- Facebook: facebook.com/aguasclarasmidia
- Instagram: instagram.com/aguasclarasmidia
- Twitter: twitter.com/aguasclaramidia
- TikTok: tiktok.com/@aguasclarasmidia
- Youtube: youtube.com/aguasclarasmidia
Águas Claras Mídia – Sua Informação Multiplataforma