Como a nomeação de André Queiroz, candidato a distrital, morador e ex-administrador de Brazlândia, reduz os investimentos na cidade
Os R$ 13,8 milhões anuais no orçamento da Administração Regional de Águas Claras são usados unicamente para a manutenção do próprio órgãos. Após pagar o aluguel do prédio, os salários e benefícios, as contas de água, luz, internet, e outras despesas, nada sobra para investir na cidade.
Todos os investimentos na cidade, principalmente em obras, como asfalto, calçadas, iluminação pública e reforma de praças e áreas verdes são financiados com recursos oriundos de emendas parlamentares ao orçamento. Estas emendas são adendos à lei orçamentária feita pelos deputados distritais. Sem estas emendas, as obras na cidade ficam reduzidas às operações tapa buraco e limpeza, periodicamente feita pelo projeto GDF Presente.
Mas, a escolha do novo administrador de Águas Claras fez esta fonte secar. André Luis Queiroz Rosa é morador e ex-administrador de Brazlândia. Toda sua vida pública foi feita naquela cidade, como apoiador do ex-deputado distrital Juarezão. André Queiroz foi também candidato a deputado distrital, alcançando apenas 2.158 votos, a grande maioria em Brazlândia. Além da falta de intimidade com Águas Claras e conhecimento de seus problemas, a escolha de André traz outra questão para a cidade. André Queiroz alega não ter padrinho político na Câmara Legislativa, sendo uma escolha do próprio governador. Além disso é declaradamente candidato nas próximas eleições.
Assim, nenhum deputado vai indicar emendas a serem executadas em uma cidade do seu futuro adversário nas eleições. Nem mesmo a pedido das lideranças comunitárias de Águas Claras, que não tem tido acesso ao novo administrador desde sua discreta posse. Nem mesmo no gabinete o administrador tem sido visto. A Folha de Águas Claras tentou marcar entrevista com o administrador, mas sua assessoria negou, dizendo que sua agenda não permitia um encontro com a imprensa.
Emendas
Nos últimos dois anos as emendas parlamentares possibilitaram a construção de calçadas e asfaltamento em toda a cidade. E para o próximo ano estava prevista uma emenda para a construção de uma Unidade Básica de Saúde. Mas, como ao administrador sequer conhece o projeto ou dispôs-se a conversar com a deputada proponente, dificilmente será construída esta UBS. O mesmo acontece com outros projetos, como a terceira saída, o Parque Central e Parque Sul, a feira e a nova biblioteca.
Defensora de uma gestão pública eficiente e enxuta, sem a troca de cargos por apoio político, a deputada distrital Júlia Lucy (Novo) questionou a terceira troca de administrador de Águas Claras durante os vinte e um meses da gestão do governador Ibaneis Rocha (MDB). “As Administrações Regionais devem servir como Ouvidorias, levantando as demandas da população e atuando para agiliza-as junto ao governo, com estruturas enxutas e capazes de dar as respostas que os cidadãos merecem, sem servirem como cabide político”, ressaltou.
Na época em que a deputada distrital Telma Rufino era madrinha da cidade, por mais que muita gente não gostasse dela, muitas obras foram feitas graças às emendas da deputada na época, como: calçadas, todos os ParCães, grande parte das praças, inclusive a Praça da Estação Arniqueiras que atualmente é a mais frequentada, além da implantação dos Pontos de Encontro Comunitário (PEC’s) em vários trechos da região, melhorias no Parque Ecológico, com a implantação da Calistenia, entre outras obras importantes realizadas na cidade para o bem-estar da população. Durante o mandato de Telma Rufino foram destinados 40 milhões para revitalização, obras e manutenção em Águas Claras que foram executados por vários órgãos do DF como Novacap, Administração Regional, CEB, Caesb, Detran, entre outros.
Relembre grandes realizações de 2015 a 2018 em Águas Claras executadas com emendas da ex-deputada distrital, Telma Rufino:
• Recapeamento das Avenidas Castanheiras e Araucárias;
• Reforma da Biblioteca Pública;
• Construção da Praça Tucano (Quadra 107);
• Implantação Circuito de Calistenia (Parque Ecológico de Águas Claras);
• Construção Praça Tangará (Avenida Jequitibá);
• Implantação da Ciclofaixa nas avenidas principais;
• Construção da Praça Condor (em frente à Estação Arniqueiras);
• Construção da Praça Canário (Quadra 106);
• Construção de 9 ParCães;
• Inauguração do 1º Posto de Vacinação de Águas Claras;
• Implantação de Quadra Poliesportiva na Rua 34/35 sul;
• Construção de dois parques infantis na Rua 35 sul e na Praça Gavião;
• Urbanização da Praça Tuiuiú (Rua Buriti);
• Troca da iluminação para lâmpadas de LED;
• Manutenção da rede de Águas Pluviais.
Fonte: Folha de Águas Claras