“Quero um remédio para o cabelo crescer”. Todos os dias escuto esta frase pelo menos uma vez no consultório. Para respondê-la precisamos entender as fases do cabelo.
O cabelo tem três fases: anágena, catágena e telógena. Na primeira, ele tem seu crescimento e na última está pronto para cair. Sim, todo cabelo precisa cair para que o ciclo se complete e um novo cabelo surja.
Um cabelo dura em média seis anos. O que define o tamanho do fio é a velocidade de crescimento dele ao longo desse tempo. Ou seja, já nascemos programados para ter um cabelo com um comprimento determinado. Após atingir aquele tamanho, o cabelo entra no estágio de se preparar para a queda. Portanto não existe remédio para deixar o fio mais longo do que ele já foi determinado a ser. Gosto de fazer o comparativo, quem nasceu com cabelo Xuxa Meneguel não vai ter cabelo Angélica.
Algumas doenças como a calvície podem alterar a estrutura do fio e prejudicar o crescimento do mesmo. Neste caso existem medicações e procedimentos para bloquear a ação da doença e melhorar a estrutura do fio. A ideia é aumentar o volume capilar engrossando o fio, mas, mais uma vez, o comprimento final máximo, determinado pelo nosso DNA, não é modificado.
Não existe milagre quando se trata de cabelo, mas existem ciência e métodos que ajudam o paciente a manter os cabelos saudáveis. A melhor solução é: em caso de problema capilar, procure o dermatologista. Somos habilitados e diagnosticar e tratar os cabelos. Quanto mais precocemente o problema for identificado e corrigido, poderemos evitar situações dramáticas como perdas de cabelo extensas e definitivas.
Cabelo é assunto sério!
Outros artigos do autor: http://localhost:8888/acm/colageno-a-pilula-da-juventude/