A expressão “dor nas costas” aumentou nas pesquisas do Google nos últimos meses no Brasil. O pico nas buscas aconteceu do dia 28 de março até o dia 31 de maio, período em que a quarentena levou muitas pessoas a trabalharem em home office. A busca continuou em ascensão. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das pessoas no mundo terão, um dia, uma crise – especialmente na região lombar. As dores dessa região, chamadas de lombalgia, são as que se destacam no momento porque estão ligadas ao ato de sentar-se. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já são mais de 16% dos brasileiros que possuem dor nas costas como problema de saúde.
O acesso às atividades físicas terem sido restritas, e muita gente não conseguir praticando em casa, pode ter levado a muitas pessoas relaxarem a postura. Canais de yoga como o meu no Youtube, tiveram um aumento fora do normal em inscritos e visualizações de vídeos. As pessoas buscavam alívio e conforto para o corpo e a mente em meio ao isolamento. A prática de yoga pode ser muito benéfica para quem está trabalhando em casa. A respiração e as posturas ajudam na diminuição da frequência cardíaca, e o corpo entra em relaxamento, promovendo força psicológica para superar o estresse e a ansiedade. Além disso, os ásanas (posturas) focam sempre os cuidados da coluna vertebral, onde estão os principais centros energéticos do corpo.
O teletrabalho veio para ficar na maioria das empresas, após experimentarem esse período de isolamento social. Algumas já estavam migrando para a tendência de trabalhar de casa, outras decidiram aderir definitivamente essa estratégia de produção. É importante investir em cadeira e mesa adequada e uma rotina de exercícios para que sua saúde não fique em segundo plano. Clique aqui para uma sequência de yoga com apoio da cadeira, para você fazer qualquer momento.
Siga-me nas redes sociais:
Instagram: www.instagram.com/alefiori.yoga
Youtube: www.youtube.com/YogacomAleFiori
SoundCloud: soundcloud.com/alefioriyoga
Site: www.satvikayoga.comm