De acordo com Decreto nº40.823, publicado no domingo (24), os shoppings do Distrito Federal estão abertos desde às 13 horas de hoje (27). O Decreto autoriza, ainda, a reabertura de centros comerciais e comércios em geral.
O comércio estava fechado desde 19 de março devido a pandemia do coronavírus.
A reabertura foi autorizada mediante o cumprimento de medidas de segurança em combate ao Covid-19, como uso obrigatório de equipamentos de proteção individual para funcionários e clientes, disponibilização de álcool em gel, testagem dos funcionários e medição de temperatura dos clientes na entrada do estabelecimento.
As praças de alimentação dos shoppings devem estar fechadas, pois não é permitido o consumo no local, inclusive, alguns shoppings, como o DF Plaza, optaram por retirar as cadeiras da praça de alimentação para coibir a permanecia dos clientes nesse ambiente. Os restaurantes estarão funcionando apenas para retirada.
A entrada nos estabelecimentos comerciais deverá ser limitada, para evitar aglomerações e para garantir isso, os estacionamentos dos shoppings estão com ocupação limitada em 50%, caso atinja esse limite, os acessos serão fechados e liberados apenas quando houver saída de clientes.
Outras ações como, instalação de mais dispensers de álcool em gel e faixas de orientação para o distanciamento social também estão sendo tomadas pelos shoppings.
Caso os estabelecimentos comerciais não cumpram as medidas e protocolos de segurança poderão sr multados, interditados ou ter seus alvarás de funcionamento enquanto durar o estado de calamidade pública pelo Covid-19. O DF Legal (Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística) é o responsável por fiscalizar e monitorar o cumprimento das medidas.
Veja os horários de funcionamento:
- Das 9h às 17h – Serviços em geral, Gráficas, Financeiras de Seguros, de Consultoria e Gestão Empresarial, Publicidade e Comunicação, Ações Administrativas e Serviços Complementares. Ainda possibilita Agências de Viagens, Operadoras de Turismo e Bancas de Jornais e Revistas
- Das 11h às 19h – Comércio Varejista em Geral. Floriculturas, Lojas de Calçados, Roupas, Artigos Esportivos e Extintores. Serviços de Corte e Costura e Comércio de Combustíveis e Lubrificantes fora de postos.
- Das 13h àss 21h – Shoppings Centers
- Por 24 horas – Padarias, Supermercados, Postos de Combustíveis, Hortifrutigranjeiros, Clínicas Médicas e Clínicas Veterinárias.