Carnaval, semana santa, férias, são tantas as oportunidades de viajar e muitas vezes não podemos levar nosso melhor amigo. Toda família que tem um pet em casa já vivenciou isso e com o passeio marcado vem sempre a dúvida: onde meu cachorro vai ficar?
Deixar o bichinho sozinho em casa está fora de cogitação, isso é considerado abandono e abandono é crime podendo levar o tutor a perder a guarda do animal. Além disso, quando fica sozinho, o cãozinho pode sofrer vários danos mentais e físicos. Por isso é melhor investir um pouco ou tentar algumas soluções gratuitas.
O ideal é poder levar o cão junto no passeio. Neste caso converse com a família, pondere os prós e contras, organize a viagem com passeios que seu amigo possa ser incluído, procure hotéis que aceitem pets (não esqueça da carteira de vacinação em dia) e você poderá se surpreender com a vantagens e alegrias de viajar com seu melhor amigo. Tenho certeza que eles vão adorar explorar novos horizontes!
A família @pataslaemcasa já levou a turma para passear no Museu do Ipiranga, Paraty, Campos do Jordão, Bauru e Ubatuba. Isso sem falar nas saidinhas rápidas pelas trilhas, cachoeiras e parques de Brasilia.
Agora, se não der mesmo para vocês viajarem juntos, peça para alguém cuidar do animal enquanto você viaja. Essa tarefa deve incluir passeios, gastar energia, brincar e ceder um pouco de atenção aos cãezinhos. Isso sem falar na limpeza do local onde o cão fica: comida e água sempre fresquinhas, que são itens de necessidade básicos para a saúde e o bem estar no animal.
Caso você possa investir um pouco mais, hotel e creche para cachorros são a melhor opção e com certeza é a alternativa que dará mais tranquilidade e conforto ao seu cachorro. Os hotéis costumam ter atividades direcionadas, socialização com outros animais, piscina, brincadeiras que ativam os instintos, contato com humanos (que também é muito importante), certeza de alimentação correta, regras para descanso, veterinários de plantão e muita bolinha rolando na terra. Deixar nosso melhor amigo em ambientes como esse, vai fazer com que ele fique ativo, cansado e nem tenha tempo para curtir as saudades dos donos. Os hotéis e creches costumam ter pacotes para datas especiais, mensalidades e os valores são mais acessíveis do que pensamos. O ideal é já deixar o cãozinho passar um dia no hotel (a maioria trabalha com daycare), assim ele já vai se acostumando com o ambiente antes da estada.
E também vale a pesquisa com amigos que também tem cachorros para saber como foi a experiência deles.
Mas se não vamos viajar, também podemos ficar de olho nos vizinhos da região e, se percebermos indícios de abandono ou maus tratos, temos obrigação de denunciar. Em período de férias os abandonos aumentam muito. O Brasil tem uma das maiores populações de animais domésticos do mundo. Mas acontece que muitas famílias ainda não entenderam que a responsabilidade é grande, e acabam abandonado os animais como se fossem um brinquedo usado.
Os números para denunciar maus tratos são 181 e 0800 61 8080. É sempre bom deixar anotado em algum lugar fácil.
Ah, a gente separou para vocês alguns exemplos de pessoas que viajam com seus animais por aí, para inspirar um pouco essa vontade de levar o pet junto: @cachorrosviajantes; @lilomochileira; @umaviralataemparis
Viajar é sempre bom. Viajar tranquilo é melhor ainda. Cuide e proteja seu melhor amigo sempre.
Dúvidas ou perguntas ? Escreva para pet_hotel_park_way@gmail.com
Dr. Antonio Galvão é médico veterinário e especializado em pássaros também 🙂