Conforme declarado pelo secretário de Educação do DF, o retorno ás aulas presenciais na rede pública, ocorrerá somente em 2021.
As aulas estão suspensas desde março, início da pandemia. Desta forma o no letivo de 2020 findará em janeiro de 2021, como está sendo feito atualmente, de forma virtual.
Em 30 de setembro, o secretário Leandro Cruz, fez um balanço dos últimos 100 dias sob sua gestão na pasta.
Demonstrando grande otimismo pelo sucesso da do aplicativo Escola em Casa DF, embora com alguns contratempos, evitou-se a proliferação do vírus entre estudantes e professores, culminando com um ensino de qualidade sem maiores riscos à saúde de todos. Houve danos pedagógicos e afirmou que políticas públicas para recuperação serão tomadas.
Elogiou o esforço de todos os professores engajados na força-tarefa do modo virtual, reconhecendo às dificuldades do ensino a distância.
Destacou que a operadora Vivo de telefonia em breve será a nova parceira junto a Claro e a Tim, ofertando gratuitamente conexões de internet para os estudantes e professores do DF, para a utilização da plataforma de ensino à distância. Este custo será subsidiado pelo GDF.
Conforme disse o secretário, novas revisões de contratos, consórcios, concessões e parcerias estão em análises criteriosas em sua gestão. Incluiu também revogação de pregão da terceirização da merenda escolar, que inclusive é alvo de investigações do MPDFT e da PCDF.