Desde sexta-feira (25), o uso de máscara facial passou a ser obrigatório no Aeroporto Internacional de Brasília.
A determinação é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Na última terça (22), a Anvisa decidiu que o uso de máscaras em aviões e aeroportos seria novamente obrigatório no Brasil, por causa do aumento no número de casos de Covid-19.
A obrigatoriedade esteve em vigor entre 2020 e 17 agosto de 2022, quando a Anvisa decidiu abolir a exigência. Em votação unânime, os diretores justificaram que o cenário da pandemia permitiu que o uso compulsório fosse convertido em uma medida de proteção individual recomendada, mas não imposta aos viajantes.
Agora, o retorno do uso do acessório foi aprovado pela maioria dos diretores do órgão. A Anvisa considerou que o atual cenário epidemiológico da Covid-19 e o surgimento de novas variantes do vírus “requerem novas medidas de prevenção para evitar a proliferação da doença”.
De acordo com a Inframerica, para embarcar nas aeronaves o uso de máscara é obrigatório. No entanto, nas áreas de circulação pública – onde ficam os check-ins, e no saguão de desembarque – o uso é facultativo.
Na sexta-feira (25), o Distrito Federal registrou 1,5 mil novos casos de Covid-19. Em 24 horas, a taxa de transmissão passou de 1,80 para 1,88, ou seja, cada 100 pessoas contaminadas contaminam outras 188 pessoas.
Vacinação
Em contra partida, a vacinação no DF caminha em passos lentos.
Mas a vacinação contra Covid-19, influenza e poliomielite continua neste sábado (26). Onze pontos fixos ficam abertos das 9h às 17h.
Além disso, o “carro da vacina” da Secretaria de Saúde vai percorrer três regiões para fazer uma busca ativa por pessoas que ainda não foram imunizadas ou que não completaram o ciclo vacinal contra Covid-19.