O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, realizou a entrega das obras da terceira saída de Águas Claras, no sábado (5) pela manhã. Acompanhado da vice-governadora Celina Leão (PP), parlamentares e secretários, o chefe do Executivo ressaltou que essa nova saída contribuirá para desafogar o trânsito, conectando a Rua das Carnaúbas à Estrada Parque Taguatinga (EPTG).
“Essa terceira saída era um desejo de todos os moradores, visando aliviar o tráfego dessa cidade que cresceu consideravelmente, deixando os equipamentos públicos para trás. Devemos trabalhar incansavelmente pela região de Águas Claras”, afirmou o governador.
Ibaneis reforçou seu compromisso de atender às demandas da população, incluindo a construção de outros equipamentos públicos, como uma escola pública e uma Unidade Básica de Saúde (UBS). “Vamos disponibilizar ensino fundamental, creche e ensino médio. Temos terrenos disponíveis aqui na cidade”, acrescentou.
O custo total da obra foi estimado em R$ 14 milhões, sendo que R$ 6 milhões foram provenientes de emenda parlamentar do ex-deputado federal Luis Miranda. Apesar de ser chamada de “terceira saída”, a via também servirá como opção para motoristas que desejem acessar Águas Claras pela EPTG.
O Águas Claras Mídia esteve na inauguração e conversou com Manuel Valdeci, administrador de Águas Claras em 2017 e um dos idealizadores da Terceira Saída.
Valdeci lembrou que foi em 2017 que “o governo resolveu doar uma parte da Residência Oficial ao Parque de Águas Claras”, nessa mesma época, a Administração Regional, juntamente com a Casa Civil, a Casa Militar e o DER iniciaram uma negociação junto ao Ibram para a construção de mais uma via para ligar Águas Claras à EPTG.
A negociação inicial foi com a Casa Militar, para que fosse cedido 20m do terreno para a construção da via, em seguida, com muito trabalho, foi traçado o projeto, mas a obra atrasou devido à construção de uma bacia de contenção na mesma região.
Questionado sobre a dificuldade para quem deseja entrar em Águas Claras, Valdeci disse que “o projeto para o futuro é fazer um viaduto”, que vai ligar a Vicente Pires à essa nova entrada. E o Valdeci ainda acredita que o governador possa tirar esse projeto do papel antes do fim do mandato.
Mais inauguração: Parque Sul
Antes da inauguração da nova opção viária para motoristas, Ibaneis também inaugurou o Parque Sul em Águas Claras.
O local conta com uma quadra de areia para a prática de vôlei e tênis, ciclovia, parquinho infantil, mobiliário urbano e paisagismo, além da única pista de patinação de alta velocidade do Distrito Federal e a segunda do Brasil. A outra pista de patinação encontra-se na cidade de Sertãozinho (SP), mas atualmente está desativada.