in ,

Setembro Amarelo: saiba identificar quem precisa ser acolhido

19/09/2019

Taxa de suicídios chega a 5,8 por 100 mil habitantes no Brasil

Setembro Amarelo é o mês de prevenção ao suicídio, uma campanha importante para abordar um fenômeno complexo. No Brasil, conforme dados do Ministério da Saúde, a taxa de suicídios chegou a 5,8 por 100 mil habitantes em 2016. Tirar a própria vida é uma decisão extrema para fugir do que é considerado um problema sem solução. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os grupos de maior risco envolvem pessoas tomadas por depressão e alcoolismo ou que passam por situações estressantes como desemprego, perdas financeiras, término de relacionamentos, abusos, além de dores crônicas. Nesse conjunto também está a população em situação de vulnerabilidade social ou que sofre discriminação. Estima-se que em até 90% das vezes o suicídio está associado a transtornos mentais, mas há casos de pessoas que agem apenas pelo impulso.

Confira algumas dicas de atitudes que você pode tomar para ajudar quem precisa ser acolhido ajudar: verifique se a pessoa tem preferido o isolamento, se mudou hábitos como perda de interesse por atividades que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho no trabalho, alterações no sono e no apetite, frases como ‘“preferia estar morto” podem indicar necessidade de ajuda. Busque ouvir atentamente e com calma, expressar respeito pelas opiniões e valores, mostrar sua preocupação e focar nos sentimentos da pessoa.

Quem tende a falar sobre suicídio, geralmente, faz como uma maneira de pedir ajuda ou acolhimento. O suicídio é uma dor psíquica insuportável e não uma atitude de covardia, portanto, ouça com empatia quem você acha que precisa de ajuda, você pode estar evitando a morte de alguém que apenas precisa ser acolhido. 

Siga-me nas redes sociais:
Instagram: www.instagram.com/alefiori.yoga
Youtube: www.youtube.com/c/satvikayoga
Site: www.satvikayoga.com
Quer praticar yoga em Águas Claras?
Conheça o Espaço I AM: www.instagram.com/espacoiam

Ale Fiori

Escrito Por Ale Fiori

Tenha uma vida mais plena e equilibrada com as colunas da Jornalista e Instrutora de Ioga Alê Fiori.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Próximo Fim de Semana: Nipo Festival Pela Primeira Vez Em Águas Claras

PMDF Desarticula Casa de Jogos Ilegal Em Águas Claras

Teste!