A Secretaria de Saúde recebeu, no sábado (18), uma importante remessa do Ministério da Saúde para abastecer a rede pública local. Ao todo, 180.248 materiais e insumos foram entregues para fortalecer o combate ao coronavírus. Entre eles, equipamentos de proteção individual (EPIs), álcool em gel e testes rápidos para detecção da Covid-19.
Da quantidade de EPIs, é possível destacar as 105,3 mil máscaras cirúrgicas, 14 mil máscaras N95, 33.548 luvas de látex e de multiuso, 7.013 aventais cirúrgicos e 6.800 toucas. Além disso, também estão na lista 1.107 frascos de álcool em gel de 500 ml e 12.240 testes rápidos.
“É um reforço que vem em boa hora, porque a demanda continua crescente nesse momento. Nosso fornecedor de máscaras e aventais, por exemplo, está na capacidade máxima de produção, chegando a 60 mil por mês, enquanto nossa demanda passou dos 500 mil mensais”, informa a subsecretária de Logística da Secretaria de Saúde, Mariana Rodrigues.
Ao serem descarregados no Parque de Apoio da pasta, os EPIs, insumos e testes rápidos foram imediatamente separados e contabilizados, para que a distribuição pudesse ser feita o quanto antes aos hospitais e unidades básicas de saúde (UBSs) que mais precisam ser reabastecidos. Os repasses de material tiveram início já no sábado (18).
As entregas continuarão, ininterruptamente, ao longo da semana, até que todos os materiais e produtos sejam distribuídos na rede pública de saúde do Distrito Federal.
Fonte: Agência Brasília – * Com informações da Secretaria de Saúde