Em parceria com o Corpo de Bombeiros, Neoenergia Brasília usa ferramenta capaz de monitorar focos de incêndio próximos às linhas de distribuição
Além dos mais de quatro meses sem registro de chuva, Brasília tem sofrido com o clima seco, a umidade relativa do ar baixíssima, além das altas temperaturas. Esses fatores somados aumentam, significativamente, o risco de incêndios na capital federal. Nas duas últimas semanas, por exemplo, duas queimadas em vegetações próximas à rede elétrica ocasionaram interrupções no fornecimento de energia de São Sebastião, do Mangueiral, do Jardim Botânico e do Lago Sul. Neste ano, a Neoenergia Brasília registrou 12 desarmes de linhas de distribuição devido ao fogo, prejudicando aproximadamente 160 mil pessoas. Esse número é 10 vezes maior na comparação com o mesmo período do ano passado.
As queimadas podem provocar a interrupção de energia, mesmo que as chamas não atinjam diretamente a rede. “Quando as chamas atingem diretamente à rede elétrica, componentes como postes, cabos e isoladores são danificados, interrompendo o fornecimento de energia. Quando o fogo está próximo da rede, a fuligem e o calor intenso criam condições para gerar curto-circuito e, como consequência, interrupção do fornecimento, explica o diretor-superintendente Técnico da Neoenergia Brasília, Antônio Carlos Queiroz.
Em mais uma ação de preparo preventivo contra queimadas próximas à rede elétrica, a distribuidora implementou no Centro de Operações Integradas (COI), desde o início do ano, uma ferramenta disponibilizada pelo Climatempo e que consegue monitorar os focos de incêndio em andamento no Distrito Federal, permitindo que os técnicos da concessionária atuem tempestivamente nos casos onde o fogo se aproxima das linhas de distribuição. Todo esse trabalho é feito em parceria com o Corpo de Bombeiros.
SEGURANÇA – A Neoenergia Brasília reforça que simples atitudes podem contribuir para que o fogo não se disperse e dá algumas dicas de segurança para evitar queimadas próximas à rede elétrica:
• Não queimar o lixo doméstico;
• Não jogar pontas de cigarros acesas em acostamentos de rodovias ou regiões de matas;
• Não fazer queimadas para limpar pastagens ou áreas de plantações;
• Caso um foco de incêndio que atinja a rede elétrica seja identificado, ele não deve ser apagado com água. O mais seguro é acionar o Corpo de Bombeiros, por meio do telefone 193, e a Neoenergia Brasília pelo 116.