O Programa Sanear está na cidade, desde ontem (23), com o objetivo de higienizar espaços públicos no combate ao coronavírus e outras doenças causadas por arboviroses, como a dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
O grupo de trabalho é formado por servidores de empresas e secretarias do GDF, com apoio do Programa GDF Presente, que fazem a retirada de lixo, entulhos e sucatas das ruas, além de lavagem de feiras, escolas, terminais rodoviários, paradas de ônibus, estação do metrô, unidades de saúde, praças e demais áreas com grande circulação de pessoas. Para esses serviços os profissionais utilizaram produtos como fumacê, variações do Ultra Baixo Volume ( UBV) e água.
Estão juntos nesse projeto as Administrações Regionais, as Secretarias de Comunicação, Transporte e Mobilidade, Segurança Pública, Políticas Públicas, Educação, DF Legal, SLU, DETRAN-DF, DER-DF E CAESB.
Balanço do dia 23/04
A operação do Programa Sanear-DF, teve seu início no período da manhã. A sede da Administração Regional foi o primeiro local a receber a higienização.
Veículos com máquinas de pulverização utilizam hipoclorito de sódio , enquanto agentes de saúde com máquinas acopladas nas costas espalham o produto, semelhante a água sanitária.
As estações do metrô também passaram pelo processo de higienização, entre elas a estação concessionárias.
O Administrador de Águas Claras, Chicão , acompanhou a evolução dos trabalhos.
As ações terão continuidade durante esta sexta-feira. O foco será a residência oficial do governador, a Unieuro e a Uniplan, pois o objetivo principal dessa ação é higienizar locais com grande fluxo de pessoas.
*Com informações da Administração de Águas Claras