Espaço contará com PEC, paraciclos, mobiliários urbanos e melhorias para food trucks
A Praça Tiê, localizada na Quadra 101 de Águas Claras e conhecida como Praça dos Food Trucks, passará por uma ampla revitalização. O projeto prevê a implantação de um novo playground, passeios acessíveis para pedestres, rampas, um Ponto de Encontro Comunitário (PEC) e mobiliários urbanos, como bancos, paraciclos, lixeiras e postes de iluminação modernos.
A requalificação faz parte do projeto de paisagismo para urbanização aprovado pela Portaria nº 132, publicada nesta quinta-feira (5) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh). A obra será executada como medida compensatória de impacto ambiental e urbano causado por empreendimento local, ficando sob a responsabilidade do empreendedor, que também assumirá a manutenção do espaço por três anos no âmbito do Programa Adote uma Praça.
Melhorias previstas
O novo playground será adequado às normas atuais e contará com balanços, gangorras, gira-gira, pontos de equilíbrio e um espaço multi-infantil, com piso de borracha para garantir segurança. Além disso, a praça ganhará áreas específicas para food trucks, com piso para mesas e cadeiras, rampas de acesso e espaço destinado a banheiros químicos.
Novos trechos de calçadas com superfícies regulares, firmes e antiderrapantes serão construídos, visando organizar a estrutura visual e melhorar a segurança dos pedestres. O mobiliário urbano incluirá mesas de xadrez, totens porta-sacos para coleta de dejetos de animais e iluminação de LED. Um novo poste de iluminação padrão será instalado, juntamente com outros de menor altura para garantir luminosidade adequada.
Envolvimento comunitário
Segundo o administrador regional de Águas Claras, Mário Furtado, o projeto busca valorizar um dos principais pontos de lazer da região. “Revitalizar esses espaços é dar mais qualidade de vida para a população, além de fortalecer os laços comunitários que as praças representam”, afirmou.
Próximos passos
Após a publicação no DODF, o projeto passará por trâmites internos na Seduh e será apresentado em uma exposição pública na região administrativa. O objetivo é informar a população sobre os detalhes da revitalização e receber sugestões. Em seguida, a empresa responsável solicitará a Licença de Obra de Urbanismo em Área Pública para iniciar as intervenções.
As reformas prometem transformar a Praça Tiê em um espaço mais inclusivo, seguro e funcional para moradores e visitantes de Águas Claras.