A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) dará início nesta quarta-feira (1), à Operação Finados, com objetivo de promover a segurança e tranquilidade dos cidadãos que irão aos cemitérios da região para homenagear seus entes queridos.
O Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) desempenhará um papel fundamental, trabalhando para manter a fluidez no trânsito nas imediações dos cemitérios da capital. Com um aumento no fluxo de veículos devido à data, o CPTran estará presente para garantir que o trânsito funcione de maneira eficiente, minimizando congestionamentos e garantindo que os cidadãos possam se deslocar com segurança.
A Operação Finados é um esforço conjunto da PMDF com demais órgãos da segurança publica do DF para assegurar que este momento de homenagem aos entes queridos seja vivido com respeito, paz e segurança. A presença da polícia nos cemitérios e nas vias próximas destaca o compromisso da corporação em servir e proteger a comunidade em momentos sensíveis como este.
A PMDF também coordenará as ações de trânsito nos arredores dos cemitérios de Sobradinho por meio dos Batalhões de área.
Confira as alterações no trânsito que acontecerão próximo ao Cemitério Campo da Esperança
Trânsito na Asa Sul
As alterações no trânsito próximo ao cemitério da Asa Sul ocorrerão a partir desta quarta-feira (1). A entrada para pedestres poderá ser feita pelo portão principal da unidade – ao lado do templo da Legião da Boa ontade – LBV, por um dos portões em frente ao Setor Policial, próximo à parada de ônibus e, ainda, pelo portão em frente ao estacionamento 6, no Parque da Cidade.
O balão em frente ao cemitério estará fechado e haverá policiamento coordenando a travessia de pedestres e o fluxo de trânsito. A via W5 Sul estará com trânsito em sentido único do balão da entrada do Cemitério até o acesso à Estrada Parque Polícia Militar (EPPM). Entre o balão do cemitério e do Edifício Talento na 714 Sul, a via W5 Sul funcionará nos dois sentidos da via.
Os retornos na altura do setor hospitalar estarão fechados. Para acessar o cemitério, o motorista que estiver na EPPM deverá retornar no viaduto da W3 Sul e subir na via interna do Setor Hospitalar Sul (SHS), ao lado do Hospital Santa Lúcia. O acesso à via W5 Sul pela EPPM estará bloqueado, “O balão em frente ao cemitério estará parcialmente bloqueado. Haverá apenas duas saídas, à esquerda, para quem for seguir para a EPPM, e à direita, para quem seguir para o sentido norte.
Estacionamento
O estacionamento em frente ao Campo da Esperança será destinado às pessoas com deficiência (PCDs) e idosos. Para acessar o local será necessário apresentar as credenciais emitidas pelo Detran. Os demais condutores deverão utilizar, preferencialmente, o estacionamento 6, do Parque da Cidade.
O estacionamento neste local é amplo e haverá policiais militares na travessia dos pedestres